terça-feira, 19 de agosto de 2014

A cor da vitória é cítrica

Ansellmo (vice-campeão) e Marcelo Pitanga (campeão), após partida decidida em dois lances.

Qual o gosto da vitória? Para nós, deve ser cítrica. Uma vitamina C, para o futmesa pernambucano que abre os olhos de esperança de não cair moribundo na gripe na mesmice. É que no sexto torneio oficial em Pernambuco, a Copa Frei Caneca, Marcelo Pitanga (Juventus), destacado atleta do Santa Cruz, bateu Ansellmo (São Paulo)  por 1x0, e tornou-se campeão. Então, para Marcelo, o sabor da vitória deve ser um mix.

O mix de sabores é relatado pelo próprio campeão. A doce descoberta do futebol de mesa com seu pai, o saudoso Hélio Pitanga, quando jogava com o Internacional. Os 17 anos de amargo afastamento. O retorno, ano passado, e os treinos intensos, suados e salgados no caldeirão do Santa Cruz. Voltando ao doce e saboroso sabor da vitória que lhe coloca entre os sete melhores e com chances de chegar ao octogonal final.

O pódio foi completado por Carlos Alberto (terceiro), de camisa cinza, e Dino (quarto lugar), de camisa listrada.

Foi um torneio irretocável. Foram seis vitórias e dois empates, com onze gols a favor e apenas dois sofridos. Na final, uma partida cerebral contra o jovem e já grande botonista, Ansellmo. Inteligência aplicada em cada manejo de paleta. Foi uma partida para o botonismo como aquele Brasil e Inglaterra, do futebol, na Copa do Mundo de 1970. 

E, nesse caso, uma chance é o suficiente. Ansellmo, teve essa chance, mas chutou na trave esquerda de Gian Luiggi Buffon. A força foi tanta que ela atravessou a linda divisória central e caiu perto da área de Rogério Ceni. Uma chance desse, basta agradecer. E foi o que Marcelo fez e estufou as redes nervosas e famintas do aliancense. 

Silêncio, gênio pensando. Muito suor por essa conquista.

Era o triunfo da inteligência, não que Ansellmo não seja um dos mais inteligentes da atualidade, longe disso. Porém, Marcelo, foi um gênio em sua estratégia e na execução dessa. É o triunfo do esforço (sou testemunha disso pois jogamos incansáveis horas no Santa Cruz), de quem colocou na cabeça que queria merecer o título. E trabalhou incansável para tal propósito.

Os treinos e o suor no Arruda, surtiram efeito, forjaram o campeão.

O sabor cítrico de Pitanga, é uma explosão de que, com o cuidado e esforço adequados, Pernambuco pode voltar a brilhar. Pode, finalmente, ter alguma chance de se livrar dessa gripe que nos atingiu desde os anos 70. Pode nos levar à vitórias que tanto sentimos falta.


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Vem aí, a Copa Frei Caneca


No próximo sábado, teremos o início da Copa Frei Caneca, na sede da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa - FPFM, na Imbiribeira. Na ocasião, além da homenagem ao mártir pernambucano Frei Caneca, teremos uma homenagem ao líder de todos os pernambucanos, falecido há dois dias atrás, Eduardo Campos. Teremos um minuto de silencio antes da rodada inaugural, além disso, todos os atletas estarão com faixas negras nos braços.

Seguem os Grupos sorteados para o sexto torneio oficial 2014.

Grupo A> André, Josafá, Félix, Benício

Grupo B> C.Alberto, Sérgio, Belletti, Lísias
Grupo C> Normando, Dilton, Dino, Machado.
Grupo D> Ansellmo, Marcelo, Pádua
Grupo E> Ton, Carlson, Zé Luiz
Grupo F> Ribeiro, Aluísio, Claribenor, Hélio.

Os jogos começam às 8h,  no sábado dia 16 de agosto, seguindo até por volta das 17h. No domingo, o início está marcado para o mesmo horário, com final previsto para às 12h30.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O último estadista - Sergio Travassos


Aqui é um espaço para divulgação do nosso desporto, o futmesa. No entanto, não separo a política de nada. Somo seres políticos, acima de tudo isso. Por isso, em cada ato, em cada letra, em cada palavra, aqui no blog ou na vida real, somos políticos. Devemos ser políticos. 

Portanto, abro espaço aqui no PEnoFutmesa, para velar o último estadista do Brasil. Pessoalmente, coloco-o, com todas as diferenças políticas, no patamar de JK, Getúlio Vargas e Lula. Podem procurar na memória, duvido que consigam encontrar outro nome no, tão fraco de raciocínio, nosso Brasil. 

Não tive o prazer do convívio pessoal com ele, mas já me sentia atraído por sua postura, inteligência, manobras políticas. Foi o único estadista em um século do BRA (apesar de considerar a todos estadistas citados, sei bem o que cada um representou e me confiava mais em Campos). 

Gosto de aprender e aprendi de longe, pelo noticiário, assim como acompanhei, da TV Jornal, quando trabalhava lá, o governo de Miguel Arraes. Na campanha de Paulo Câmara - que me fez ausente do blog, pude perceber outras qualidades nele. 

Confesso, sempre fico cético diante das coisas, apesar de enfiar a cabeça em tudo. Com ele, o ceticismo foi-se de forma rápida.  Porém, é nas grandes perdas, os grandes traumas, as grandes rupturas, que temos a separação  dos homens, dos meninos (como dizem). Alguns, apenas choram, outros, se levantam rapidamente, mesmo com as lágrimas escorrendo dos olhos, e seguem em frente. 

Ainda estou incrédulo. Mas sei que a melhor homenagem de todas que poderemos dar a esse pai de família amoroso, líder incansável e estadista por natureza, é seguir firme, empunhando as bandeiras do trabalho constante, da educação, do socialismo, da ética, da resiliência. Enfim, seguir lutando para Pernambuco se fortalecer, para o Nordeste se impor e para o Brasil se colocar no rumo. Nunca vou desistir do Brasil, da mesma forma que jamais desisti do futmesa e jamais desistirei de mim.

O meu LUTO por Eduardo Campos, não é apenas pesar, é LUTO do verbo LUTAR. Penso que devemos transformar-nos e seguir lutando, em cada instante de nossa existência terrena e além.

Campeonato dos Rodoviários pega fogo

Euclides, comanda seu Santos a mais um título.

O Campeonato do Clube dos Rodoviários de Pernambuco, está pegando fogo. E quem tem muita lenha para queimar, pelo menos nos campos, ainda é o velho e bom Euclides (Santos), que lidera o primeiro turno com 26 pontos, e só poderá ser ultrapassado por Pádua, que voltou com todo gás e, com duas partidas a menos, está na quinta colocação, com 21 pontos, mas poderá chegar a 27, se vencer as próximas duas rodadas. Euclides ainda poderá ser alcançado por Jorge (B. Dortmond) e André (Sport) que possuem 23 pontos, porém, um jogo a menos.



Mesmo assim, do jeito que os especialistas relatam, Euclides está jogando muita bola e deve ser difícil para os seus rivais e perseguidores. Além de Pádua, que voltou à toda, destacamos as  boas campanhas de Dr. Bruno (Santos), que está na sexta colocação, mesmo sem tempo de treinar o futmesa, pois se empenha em treinar nos ambulatórios dos hospitais,  Aluísio (Bahia), que está na oitava colocação, surpreendendo a todos. Abaixo, todos os confrontos até o momento.

Os confrontos acima podem ser conferidos clicando na imagem.