terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lourenciano pega fogo na reta final

Iepsen (Racing Club), vence duas partidas e vê rival vacilar, assumindo liderança.

Literalmente a rodada de ontem a noite embolou de vez o XXIII Campeonato Lourenciano 2013. Com os resultados de ontem, todos os cinco botonistas do pentagonal final, ainda estão com chances de conquistar o título de campeão lourenciano 2013. Grande destaque da rodada ficou para o agora líder Eduardo Iepsen (foto) que, com seu Racing Club, obteve duas importantes vitórias e encostou na liderança de Colares, ambos estão com seis pontos, mas no saldo os argentinos do Racing estão na liderança, confira abaixo os resultados de ontem a noite nas séries ouro e prata:

Hammes (Phoenix), bate o líder , Colares (Internacional) , quebra tabu e aplica goleada. Jogo dos sonhos.

DR. HAMMES QUEBRA TABU E VENCE COLARES !

Outro destaque da rodada ficou por conta da goleada aplicada pelo Phoenix FM do Dr, Edilberto Hammes, por 3x0 no colorado do Claudio Colares, resultado este que embolou de vez a tábua de pontuação da fase final do XXIII Lourenciano.


RESULTADOS DA RODADA
TAÇA DE OURO - 2ª Rodada/Dia 28/10/2013
J1 - Claudio Colares 1 x 1 Ênero Cabaldi
J2 - Eduardo Iepsen 2 x 0 Edilberto Hammes
J3 - Felipe Lobato 0 x 1 Eduardo Iepsen
J4 - Edilberto Hammes 3 x 0 Claudio Colares

CLASSIFICAÇÃO PARCIAL 
TAÇA DE OURO - PENTAGONAL FINAL
1º Eduardo Iepsen ...... 06 Pontos/03 Jogos;
2º Claudio Colares ...... 06 Pontos/03 Jogos *
3º Ênero Cabaldi ....... 05 Pontos/03 Jogos;
4º Edilberto Hammes ...... 04 Pontos/04 Jogos;
5º Felipe Lobato ....... 03 Pontos/03 Jogos;
* Computados os dois pontos extras da primeira fase;

Invernão Capixaba: resultados da penúltima rodada

Resultados da 10ª Rodada - Série B
Gláucio 0 x 1 Fernando
Toninho 1 x 0 Rodrigo
Anderson Silva 1 x 0 Leonardo
Sérgio 2 x 1 Emmanoel
Aloysio 1 x 1 Rodolfo Feliz
P.César 0 x 1 Tiago Feliz
Partidas da 10ª Rodada - Série B - 19:00hs 
Dércio 1 x 1 Sérgio Koscky
Moacir 0 x 2 Hélio Silva
George 1 x 0 Puruca
Abílio 0 x 1 Egon

Octogonal Prata do PE13


Pela primeira vez, Pernambuco terá um Octogonal Prata, reunindo os botonistas que alcançaram da 7ª a 16ª colocações.  São grandes botonistas que conseguiram boas colocações durante o ano, porém, não conseguiram a vaguinha que definirá o campeão Pernambucano 2013.

Também, só jogão de futmesa. No entanto, ainda não temos a definição da data do início da competição. O que se sabe é que teremos jogos ainda no decorrer dessa semana, pois a competição deverá terminar antes do Octogonal Ouro.

Só jogão no Octogonal Final do PE13


A diretoria de competições da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa - FPFM, divulgou a tabela completa dos super-embates pelo Octogonal Final do Pernambucano 2013. O evento acontecerá nos dias nove e 10 de novembro, iniciando-se às 8h, no Clube dos Amigos do Botão, na Imbiribeira.

Quem gosta de acompanhar o futmesa e ver embates de gigantes, não pode ficar de fora dessa. Na abertura, dois grandes confrontos que unem jovens e velhos botonistas. O bicampeão Aliancense, Ansellmo (São Paulo), terá como desafiante, Dr. Bruno (Santos), que foi o último classificado ao Octogonal. Inclusive, o cartão de entrada só foi conseguido ao bater o pai de Ansellmo, Ribeiro, por 2x0.

Na outra partida das 8h, os velhos rivais Euclides (Santos) e Carlos Alberto (Sete de Setembro), se enfrentam em jogo que promete sair faísca. 

Nas partidas das 9h, teremos um jogão de futmesa, entre Normando (Barcelona) e Layette (Bayern). Os dois, sempre favoritos ao título. Ao mesmo momento, teremos Ton (Palmeiras), enfrentando André "Fenômeno" Fidelis (Sport), em jogo que promete agressividade digna de MMA.

E será só o começo do dia. E o PEnoFutmesa, irá acompanhar tudo de pertinho, com atualizações a cada rodada. 



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Inaugurado o mais novo campo de Pernambuco


Foi inaugurado o mais novo palco do futmesa pernambucano. O estádio foi batizado com o nome do saudoso pai de Aluizinho (Santa Cruz), Aluísio de Morais Lima. Porém, foi apelidado de "O Gigante da Beira Mar". O novo estádio, tem o padrão FIFA, com ar-condicionado, em tom claro e lisinho que é uma beleza.

Foram realizadas três partidas entre Aluizinho e seu primo, Travassos, rivais do botonismo desde a infância. Nas duas primeiras partidas, Aluizinho lançou a campo o seu Santa Cruz, enquanto Travassos, foi à campo com o seu novo Travassos Corrêa. 

E o anfitrião, Aluizinho, sofreu duas derrotas: 2x1 e 4x2. Depois, ele colocou em campo, o seu Bahia. Porém, perdeu novamente, por 2x1. Só falta Aluizinho, pagar o cachê: seis cervejas long necks. A entrega ficou para a volta da viagem do gigante.

Vinhas levanta Taça Rio Grande do Sul

Pizzamiglio (vermelho) e Maciel (branco), exibem taça de bronze e prata, respectivamente.

Rolou, no último final de semana, a Taça Rio Grande do Sul, em Pelotas. A competição, para variar, foi de alto nível. Vinhas,  foi o grande campeão, ao empatar em 1x1, com Maciel e seu time, o DAM. Vinhas jogava por um empate mas, no primeiro tempo, fez um gol contra em um recuo curto. No segundo tempo, de beque, Vinhas, conseguiu o seu empate do título.

O terceiro lugar ficou com Pizzamiglio (Santa Cruz), enquanto Rodales ficou com a quarta colocação.


Caxiense na reta final


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Convocatória para Taça de Bronze

Atenção botonistas que ficaram de fora das Taças de Ouro e Prata, entrem em contato com Normando, Carlos Alberto ou Sergio Travassos, para confirmarem interesse em disputar a Taça de Bronze. Os botonistas que podem jogar essa competição são: Josafá, Gustavo, Turene, Dilton, Zé Luís, Benício, Aluizinho, Rodrigo, Augusto, Travassos, Diego, Tony, Jefferson, Wilson. 

Quando tivermos a definição dos participantes, definiremos datas e sistema de disputa. 

Semana de empates para Normando

Normando (de azul), se mantém invicto,mas pode cair para segundo.

Pelo Metropolitano, Normando (Barcelona), tem semana de empates contra dois grandes oponentes. Se de um lado, ele mantém a invencibilidade e a fama de um dos botonistas mais difíceis de se arrancar uma vitória, por outro, pode cair para a segunda colocação, caso Dr. Bruno (Santos), consiga uma vitória na sua próxima rodada. 

Dr. Bruno, chegaria aos nove pontos em quatro partidas, enquanto Normando, ficaria com oito, no mesmo número de jogos. Engraçado é que Dr. Bruno, perdeu, justamente, para o barcelonista. Os dois empates de Normando, foram contra Euclides (Santos) e Carlos Alberto (Sete de Setembro), respectivamente, 0x0 e 1x1.

Vamos aguardar o restante dos jogos, nesse próximo sábado. Quem sabe, já teremos um campeão?

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

III Etapa do Pernambucano de 12 toques teve teste com bolas de microfibra

O grande campeão da série Ouro: Éder.

No último domingo, a FPFM e a AABB-Caruaru, realizaram a III etapa do Pernambucano 2013 - 12 toques. Evento contou com a participação de 31 botonista, 24 na categoria adulto/máster e sete no infantil. Os jogos foram realizados na quadra do clube Caruaruense.

A Federação Pernambucana testou na competição as bolinhas do Antônio Carlos e Sérgio Castilho, "microfibra 200", que logo foi aprovada por inanimidade. Nenhum atleta colocou defeitos na "gorduchinha", e foram muitos elogios e gols. Foram assinalados 753 gols em 125 partidas, com média de 6.02 gols por partida, média esta superior a etapas anteriores. 

O melhor ataque foi de Akiles Custódio, 48 seguido do Humberto Securão com 45, mas, na média, Humberto foi melhor. A defesa menos vazada foi a de Rogério Hulk com 19, seguido por Éder Sérgio com 21 gols sofridos.

Na categoria principal, adulto/máster OURO, o campeão foi Éder (AABB-Caruaru), que venceu Hulk, da Liga jardim Brasil (Olinda), por 3x2. Em terceiro ficou Akiles que bateu seu colega do Santa Cruz, Leandro, por 3x2 .

Na série PRATA, Álvaro Gomes da AABB-Caruaru venceu o Marcos Cordeiro, da Liga J. Brasil, na terceiro posição ficou com André Custódio, do Santa Cruz que venceu o Edvaldo Cardeal, da AABB-Caruaru. No infantil, Kleyssinho; da Liga Jardim Brasil, foi o vencedor, seguido por Hewerton e Adrianinho, ambos da AABB e Erivan do Nacional de Belo Jardim.

Além da satisfação de poder jogar com uma bolinha de qualidade muito boa, o torneio contou com dois atletas da Couro Dantas, do município de Riacho das Almas, o Aderval e Valdir que fizeram suas estréas no Pernambucano. Sentimos muita falta dos botonistas do Grêmio de Cajueiro, em Água Fria, que tiveram alguns probleminhas e não compareceram ao evento.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Alexandre larga na frente na Academia

Galera da Academia, em pose histórica. 

Vencendo as duas partidas que disputou, Alexandre saiu na frente na Taça Ouro já garantindo classificação para a semifinal. O experiente técnico do Bahia venceu Pedrinho (5x2) e Pierobom (2x0) para ficar com o momentâneo primeiro lugar do seu grupo.

Quem também largou bem foi Matias, que venceu seu pai Pierobom por 2x1 e empatou com Pedrinho em 2x2, estando assim precisando apenas de um empate com Alixa para garantir a classificação por conta própria, sem precisar torcer para que Pedro não vença Pierobom.


Para quem está perdido, começou ontem as finais do Campeonato da Academia 2013, que neste ano leva o nome de "Taça Ouro" - o torneio final que reúne os 8 melhores da fase de pontos corridos. Ele está sendo disputado em 2 fases, a primeira delas é dividida em 2 grupos (olhe abaixo), classificando-se os dois melhores de cada grupo para as semifinais do campeonato.

Grupo A: Marcelo, Bruno, Zilber e Tiago
Grupo B: Pedrinho, Alexandre, Pierobom e Mateus

Como foi?

Marcelo vai estufar as redes de Tiago.

Tudo começou com a partida Pedrinho x Alexandre, jogada em horário antecipado. O Alixa marcou 2 gols logo no primeiro tempo, para a alegria de Alex Degani - outro craque que esteve de visita na Academia e testemunhou o jogo - e assim o jogo se encaminhou para 5x2, em que Pedrinho fez a média de uma jogada a cada 3 segundos. A súmula foi inclusive para o facebook logo após a partida.

Tivemos depois o clássico Juventus x Ponte Preta. Partida muito equilibrada em que a Juventus saiu na frente no primeiro tempo, depois a Ponte foi pra cima e encaixou uma boa sequência de jogadas e chegou ao gol de empate. No fim, jogo decidido no detalhe, em que um erro crucial de Pipi deu o gol da vitória de Mateus: 2x1.

Pela segunda rodada, dois jogos pelo grupo A. Marcelo saiu na frente de Tiago mas não segurou a vantagem, a Inter fez um grande segundo tempo e poderia até ter saído com a vitória, o jogo ficou no 1x1. Na mesa ao lado, Bruno x Zilber fizeram partida emocionante, respaldada por um bom número de torcedores do Chefe, que logo aos 8 minutos de partida abriu o placar silenciosamente. Bruno tentava a reação, mas tinha pela frente um Zilber nervoso que jogava melhor e que havia desperdiçado duas chances de ampliar. Até que aos 49', em jogada longa na ponta direita de ataque, Renato Gaúcho se posicionada na medida para chutar e marca o gol de empate, após vacilo da zaga do Cruzeiro. Após o apito, fato lamentável: Zilber jogou seus botões contra a rede, incluindo Cadu do Fluminense, decepcionando sua torcida. O árbitro Pierobom nada registrou na súmula.

Finalmente, na última rodada, os jogos 2 do grupo B. Alixa e Pierobom fizeram partida tranquila, que terminou em 2x0 para o Bahia com sustos. Na metade do segundo tempo, Beijoca (o 9 do Bahia) perdeu gol feito e deu contra-ataque para a Ponte, que também perdeu chance claríssima de gol. O segundo gol, coincidentemente, saiu dos pés do substituto de Beijoca.

Matias x Pedrinho foi uma história repetida. Pedrinho abre 2x0 na frente e... o resto todos já conhecem, mas dessa vez foi ainda pior: o Flamengo teve dois toques para sacramentar a partida quando vencia por 2x1, mas numa grande trapalhada o lance não originou nem chance de gol. Mateus não fez uma grande partida, mas buscou o empate com muita raça.

Assim, Alixa tem 6 pontos no Grupo B, seguido por Mateus com 4. Pedrinho tem 1 ponto somado e Pierobom já está fora com nenhum ponto. Na última rodada, Alexandre enfrenta Mateus e Pedrinho joga contra Pierobom. No grupo A, tudo indefinido. Apenas uma rodada neste sábado em que todos empataram.

TODOS OS RESULTADOS

Pedrinho 2x5 Alexandre
Mateus 2x1 Pierobom
Marcelo 1x1 Tiago
Zilber 1x1 Bruno
Alexandre 2x0 Pierobom
Pedrinho 2x2 Mateus

Retirado do site do Academia

DAM faz festa e comemora título

Dan, com o bolo, comemorou os 10 anos do DAM FM. Não sobrou nada do bolo.

Parabéns ao DAM FM, que chegou aos seus 10 anos, de shows nos campos de futmesa. E ele fez a festa, levantando o título do troféu comemorativo. Com uma boa primeira fase, não precisou, sequer, fazer gol para comemorar. Foram três empates por 0x0, contra Vinícios, Walter e Pizzapai, esse na final.

Aluizinho receberá campo no seu aniversário

O gigante se deu de presente um campo novinho.

O mais novo monstro do futmesa pernambucano, Aluizinho, está comemorando seu aniversário nessa data. Para comemorar a data, ele encomendou um campo novinho em folha e que chegará hoje à noite. É um auto-presente dos sonhos de qualquer botonista. Se o gigante chegou aprontando como zebra, imagina com um CT. Parabéns, pequeno grande homem.

Campeões da Copa Arapongas

Ton, comemora com Sr. Arlindo, o título da Série Ouro.

São Paulo, conheceu seus campeões da Copa Arapongas. A competição foi muito bem organizada, para variar, e as disputas sensacionais. Na série Ouro, o grande campeão foi Ton, nosso colaborador. Ele bateu Leo Armani, por 5x4, em jogo em que seu adversário jogava pelo empate.

João Victor, exibe taça de campeão da série Prata.
Na série Prata, João Victor, venceu Émerson Parente, por 4x2, enquanto Eric foi o campeão da Série Bronze, ao superar Mingão, por 3x1.


sábado, 19 de outubro de 2013


FASE FINAL DO XXIII LOURENCIANO, COMEÇA NESTA SEGUNDA !

Na próxima segunda-feira a noite, teremos o início da fase final do XXIII Campeonato Lourenciano 2013, a rodada desta segunda marca jogos na Arena Dacalev do Darcy Levien, vale lembrar que agora os participantes disputam a Taça de Ouro (XXIII Lourenciano/2013 para os classificados) e Taça de Prata (XXIII Lourenciano/2013 para os desclassificados), os jogos da Taça de Prata estão marcados para o Grêmio Lourenciano, confira abaixo os jogos da rodada, não esquecendo que as disputas das Taças de Ouro e Prata serão em um único turno, afim de evitar reclamações.

CLASSIFICAÇÃO FINAL - PRIMEIRA FASE
1º Claudio Colares ........44 Pontos;
2º Darcy Levien .......... 41 Pontos
3º Felipe Lobato .......... 40 Pontos;
4º Edilberto Hammes .......... 36 Pontos;
5º Ênero Cabaldi ........... 32 Pontos;
6º Eduardo Iepsen .......... 27 Pontos;
7º Ildo Nunes ............ 24 Pontos;
8º Luis Fernando .......... 23 Pontos;
9º Fabiano Rocha ......... 17 Pontos;
10º Oscar Netto .......... 15 Pontos;
11º Thomas Moraes .......... 06 Pontos;

TRIANGULAR FINAL - PRIMEIRA FASE
J1 - Ênero  1 x 0  Eduardo
J2 - Eduardo 1 x 1 Ildo
J3 - Ênero 1 x 0 Ildo
Classificação Final/Triangular Decsivo
1º Ênero Cabaldi ....... 06 Pontos;
2º Eduardo Iepsen ....... 01 Ponto;
3º Ildo Nunes ........ 01 Ponto;


CONFIRA OS JOGOS DA RODADA DESTA SEGUNDA-FEIRA

JOGOS DA RODADA - TAÇA DE OURO
Dia 21/Outubro 2013 - Segunda-Feira
Arena Dacalev - Darcy Levien
19:30 hs - Darcy  x  Ênero
20:30 hs - Lobato  x  Hammes

JOGOS DA RODADA - TAÇA DE PRATA
Dia 21/Outubro 2013 - Segunda-Feira
Grêmio Esportivo Lourenciano
19:30 hs - Luis Fernando  x  Thomas
19:30 hs - Fabiano  x  Thomas
20:30 hs - Fabiano  x  Eduardo
20:30 hs - Netto  x  Thomas



Pernambuco pode ter Taça de Bronze


Após a decisão de que teríamos, além do Octogonal Final, que definirá o campeão Pernambucano 2013, um octogonal de Prata, com técnicos que, no ranking geral, ficaram entre a nona e a décima sexta posições, poderemos ter a Taça de Bronze.

A justa discussão sobre o assunto vem para permitir aos demais ranqueados, uma chance de gritar "sou campeão", no final da temporada. Ao que tudo indica, teríamos nessa competição extra, 13 times. Porém, a próxima semana é que será definidora para essa matéria. 

Primeiro, busca-se datas adequadas, pelo menos, à maioria dos competidores. Depois, recuperar alguns que já consideravam-se saindo de férias. Vejamos o desenrolar desse assunto, bastante pertinente, pois a intenção de todos é que o futmesa pernambucano seja realmente mais democrático, independente do nível técnico dos partícipes. 

Afinal, todos amam esse desporto fascinante. Principalmente para mantermos o maior número de botonistas em atividade na maior parte do ano. 

Metropolitano e amistosos

No derby dos Albuquerque, deu Dr. Bruno, com propriedade.

Dois jogos agitaram a Copa Metropolitana, nessa tarde de sábado. Dr. Bruno e Euclides, ambos do Santos, e Layette contra Carlos Alberto. No derby dos Albuquerque,  um jogo aberto e firme para o ataque. Um clássico de muitos gols e, numa demonstração de ascensão, Dr. Bruno aplicou sonoros 4x1, em Euclides. 

Realmente, esse não é o ano de Euclides, no clássico santista. Depois de perder uma invencibilidade de 13 anos pelo Pernambucano, Euclides, leva essa goleada às vésperas do Octogonal final do estadual.  Após essa partida agitada, a dupla seguiu para a Arena Pernambuco, com o prêmio do PEnoFutmesa, por terem sido destaque no post líder de audiência até o momento.

Na outra partida, Layette (Liverpool), enfrentou Carlos Alberto (Sete de Setembro). Apesar de ser um jogo digno de se assistir, no entanto, nenhum dos atletas foi capaz de tirar o zero do placar.  Com os resultados, Dr. Bruno, empata em seis pontos com Normando (Barcelona), que folgou na rodada. No entanto, Normando tem vantagem por ter um jogo a menos.

Amistosos

Centro-avante do Travassos Corrêa, foi o artilheiro da tarde com três gols.

Vários amistosos agitaram a tarde botonística. A boa notícia foi a volta de Travassos (Travassos Corrêa), que conseguiu botar o time para correr. "Ainda não está 100%, mas já me animei com a lixada e com as medidas do novo time", explicou Travassos. E, realmente, a tarde foi muito positiva para o Hipogrifo. Foram quatro partidas, com duas vitórias e duas derrotas. A primeira partida, com boas chances de ambos os lados, foi vencida por Félix (Santa Cruz), por 1x0. Na segunda, Travassos bateu Jorge (Borussia Dortmond) por 2x0, em um jogo de alto nível. Para a terceira partida, Travassos trocou seis botões visando a continuidade dos testes. E foi derrotado por Hélio (Napoli), em jogo equilibradíssimo: 2x1. Na quarta partida teste do time, uma vitória por 2x0, contra Aluizinho (Santa Cruz).

Em outras partidas, tivemos: Hélio (Napoli) 0x2 Marcelo Catenaccio (Napoli), Turene (Íbis) 0x0 Claribenor (Náutico), Aluizinho (Santa Cruz) 0x1 Josafá (Náutico), Félix (Santa Cruz) 0x0 Claribenor (Náutico), Jorge (B. Dortmond) 2x1 Turene (Íbis), Marcelo (Napoli) 2x1 Layette (Liverpool).

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tabela da Copa Arapongas


Nesse final de semana, teremos a Copa Arapongas, em São Paulo, pela regra 12 toques. Serão 22 equipes que lutarão pelo título do tradicional clube. O torneio terá início às 13h, desse sábado. O bom desse torneio é que reúne botonistas de toda a região. Bom jogo a todos e agradecemos ao Ton de Bauru pela relevante informação.

Tá chegando a hora

Todo mundo tem direito a um lugar no pódio.

Pensando em motivar ainda mais os botonistas pernambucanos, além do Octogonal Final do Pernambucano, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro, a Federação Pernambucana de Futebol de Mesa - FPFM, instituiu, com a aprovação de todos, o Ocatogonal B, com os classificados do nono ao décimo sexto lugares.

Apesar de estar em jogo uma taça de prata, a ideia foi de ouro, e será um excelente tira-teima, para alguns botonistas e também serve para movimentar o máximo de atletas até o final da temporada. Aproveitamos para pedir a criação da Taça de Bronze para todo o resto que não se deu bem no decorrer do ano terem uma chance de curtirem o futmesa um pouco mais, na esperança de melhorarem no ano seguinte.

Metropolitano é aperitivo para Octogonal Final

Normando, vem vacilando, por isso entrou ligadaço no Metropolitano.

Com o intuito de manter ativos os seis campeões da Região Metropolitana do Recife - RMR, que irão disputar o Octogonal Final do Pernambucano, iniciou-se a Copa Metropolitana. A copa foi ideia do engajado botonista Carlos Alberto, e deixará a todos em alto nível, afinal, sabemos que uma coisa é disputar amistosos , outra, jogos valendo algo.

Assim, a Copa Metropolitana será o aperitivo para Normando (Barcelona), André (Sport), Euclides (Santos), Carlos Alberto (Sete de Setembro), Layette (Bayern) e Bruno (Santos). E que aperitivo. Parece com o aperitivo do Bar e Restaurante do Tonhão, na Encruzilhada. Aperitivo para arregalar os olhos e dilatar o bucho.

Nos jogos dessa última quinta, tivemos a vitória de Carlos Alberto, por 3x2, sobre Euclides. Mas, depois, o filho de Euclides, nosso querido Dr. Bruno, que entrou no Octogonal Final em partida extra emocionante contra Ribeiro (Aliancense),  vingou o pai. Venceu o Sete, por 2x1. Mas o grande vitorioso da noite foi Normando que, em duas partidas, bateu Bruno (2x1) e André (2x0), e largou na frente do Metropolitano. 

Para quem estava devendo vitórias à sua torcida, um bom alento para o barcelonista Normando, que está em regime de concentração total. Enquanto isso, os demais botonistas olham admirados os grandes embates e tentam melhorar sua performance para a próxima temporada.


Euclides levanta Copa Pernambuco

Euclides (Santos), melhorou desempenho na hora certa. Será que dá para levantar o título Pernambucano?

De forma invicta, Euclides (Santos), finalmente chegou no lugar mais alto do pódio nesse ano. Foram seis vitórias e dois empates e, melhor, um crescimento do nível do seu jogo na hora mais importante do ano: na reta final.

A competição foi de altíssimo nível. Com briga incessante por cada ponto e, pela primeira vez no ano, os gigantes do botonismo pernambucano não deram chances ao azar e não tivemos nenhuma surpresa nos grupos. Euclides, por exemplo, classificou-se sem dificuldades e com 100% de aproveitamento na primeira fase.

Na segunda fase é que o caldo quase entorna. O santista pegou Félix (Santa Cruz) e Claribenor (Náutico), e empatou com ambos, conseguindo a classificação em segundo lugar, tendo Félix em primeiro.

Por coincidência, Euclides e Félix se enfrentaram nas quartas-de-final. No total geral, Euclides estava em terceiro, com 11 pontos, enquanto Félix, em sexto, com 10 pontos. Essa diferença mínima foi o suficiente para Euclides jogar pelo empate. Mas nem precisou se utilizar desse critério. Ao contrário do jogo na fase anterior, que foi duríssimo e terminou em um empate em 1x1, o Santos se impôs e aplicou 3x0, no Santinha.

Bater um grande adversário, foi a senha para todos se ligarem que o campeão estava voltando com forças sobrenaturais, algo que sempre lhe fora peculiar.  Na semi-final, pegou pela proa o fenômeno André (Sport), e jogando pelo empate, novamente se impôs e venceu por 2x1, em um grande jogo.

Tom, chegou à final.  Jogou como nunca e foi vice, como sempre. Estamos na torcida pela quebra dessa sina.

Na grande final, enfrentou Tom (Palmeiras), que havia eliminado Ansellmo (São Paulo), no derby aliancense. Muitos pensaram que, por ter eliminado o fortíssimo Ansellmo, Tom estava, finalmente, pronto para levantar a taça de campeão e acabar a sina de vice.

Porém, do outro lado estava Euclides, virado no mói de coentro. Em jogo bastante disputado, com dois grandes batalhadores em campo, o velho Euclides reapareceu e, mesmo jogando pelo empate novamente, bateu Tom, que voltou a ficar em segundo em um torneio. Um título muito comemorado, pois fez Euclides se aproximar dos líderes em pontuação e entrar na briga pelo título do octogonal final do Pernambucano.



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Definição no Invernão Capixaba




Nesta segunda-feira, 14/10, foram realizadas as partidas válidas pela 8ª Rodada do Campeonato de Inverno 2013 - Série A e Série B, já passando da sua metade e com isso alguns botonistas já estão colocando a barba de molho para saber quem irá descer para Série B. Mas, outros botonistas estão calculando para saber se vão ter acesso a Série A. Confira abaixo as partidas da 8ª Rodada da competição. 

:: Campeonato Inverno 2013 ::

Resultados da 8ª Rodada - Série A

Gláucio 1 x 1 Leonardo
Sérgio 0 x 1 Toninho
Tiago Feliz 3 x 1 Fernando
Rodrigo 1 x 0 Anderson

Resultados da 8ª Rodada - Série B 
Kincas 1 x 0 Nanando
Hélio Silva 1 x 0 Nenel
Dércio 1 x 2 George
Rubens Filho 1 x 1 Rodrigo Az.


O jogo do ano

Dr. Bruno, em mais uma jogada de mestre.

Às vezes, o jogo do ano não é aquele entre dos grandes campeões nacionais ou definem um título. Às vezes, o jogo até, acontece bem antes da definição das finais. Foi o que aconteceu na última Copa Pernambuco, entre Dr. Bruno (Santos) e o atual campeão pernambucano, Ribeiro (Aliancense).

Dr. Bruno, estava devendo há algum tempo, um grande jogo decisivo. Tá certo, teve a quebra de um tabu de 13 anos, contra Euclides (Santos), seu pai. Inesquecível. Porém, não foi o jogo da afirmação pois, em seguida, ele não prosseguiu na competição. Faltava aquele jogo.

E ele veio. Dr. Bruno, estava precisando pontuar bastante para tentar a última vaga para o octogonal final. À sua frente, estava o atual campeão pernambucano, Ribeiro. E Dr. Bruno, correu atrás, jogou como nunca e contou com a má fase de Ribeiro. Ao término da Copa Pernambuco, verificou-se que ambos estavam empatados e que seria necessário uma partida extra para definir o último herói que disputará os lauréis dessa temporada.

A partida aconteceu cercada de grande expectativa e imensa ansiedade de ambos os botonistas. Um jogo inesquecível para os postulantes à final e para todos os presentes. No final, Dr. Bruno, sapecou 2x0, e eliminou o campeão. No entanto, ninguém ficará indiferente ao titanismo dos dois preliantes que fizeram, praticamente, uma final antes da final. Na verdade, o jogo do ano para ambos.


Fair play nas mesas pernambucanas


Ansellmo (E), abraçado com Layette, é campeão dentro do campo e fora dele.

Quantas vezes nos pegamos admirando um atleta por seu feito nos mais variados desportos. No entanto, quantas vezes nos decepcionamos ao perceber que alguns deles não são tão bons quanto pensávamos, participando de atitudes antidesportivas e, pior, quando continuam exercitando essas atitudes escusas no dia-a-dia. 

Por isso, aprendemos a observar mais detalhadamente os campeões. Por isso, esse post é para parabenizar a dois grandes botonistas, um da nova geração que vem de Aliança, e outro da Old Firm, Ansellmo (São Paulo) e Félix (Santa Cruz), respectivamente.

Na última Copa Pernambuco, que definiu os classificados para o octogonal final, esses dois atletas, admirados anteriormente por seu jogo bonito, deram demonstração de que são muito melhores do que imaginamos.

Na partida entre Ansellmo e Travassos (Travassos Corrêa), o time adversário do aliancense, travava em todos os lances, logo no começo do jogo. Em atitude digna de parabéns, Ansellmo, gentilmente, perguntou a Travassos, se este gostaria de trocar de time. Afinal, o time empacou totalmente. A troca foi feita e o CRS, voltou a campo. 

Félix, ajeitando o goleiro, sempre busca ajudar os colegas botonistas com classe.

Já Félix, em dois torneios seguidos, não se furtou a mudar o horário de seus jogos para que Aluizinho (Bahia) e Travassos, pois ambos estavam correndo do trabalho para a competição e voltando para o trabalho novamente.

Atitudes como essas, são dignas de menção e demonstram que a rivalidade deve ficar restrita ao jogo, afinal, somos todos cidadãos. Acima de tudo, isso. Que outras atitudes como essas aflorem em nossa federação. Sobre Ansellmo e Félix, fica a admiração - ainda maior. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Tischfussball Pokal começa amanhã



Ontem a noite na Sala de Futebol de Mesa do Grêmio Esportivo Lourenciano, estiveram presentes os botonistas Ênero Cabaldi, Darcy Levien, Edilberto Hammes, Felipe Lobato (participantes da competição), além dos botonistas Luis Fernando Colares, Thomas Moraes e Oscar Moraes Netto, realizaram o sorteio da fase de grupos da 1.Tischfussball Pokal Sponheim-São Lourenço do Sul, evento que acontece neste sábado na 26ª Südoktoberfest, a festa germânica do sul, confira os grupos:

GRUPO/A
1 - Eintracht Braunschweiger - Ênero Cabaldi (São Lourenço do Sul)
2 - Hertha Berlin - Arlei Zarnott (Canguçu)
3 - Hamburgo - Jader Morales (Pelotas)
4 - VFL Bochum - Dani Junqueira (Porto Alegre)

GRUPO/B
5 - Dynamo Dresden - Darcy Carlos Levien (São Lourenço do Sul)
6 - Dynamo Berlin - Gerson Grehs Oliveira (Porto Alegre)
7 - Werder Bremen - Mauricio Paim (Passo Fundo)
8 - Fortuna Dusseldorf - Leonardo Maia (Pelotas)

GRUPO/C
9 - Bayer Leverkusen - Felipe Lobato (São Lourenço do Sul)
10 - Bayern München - Ricardo Gothe (Porto Alegre)
11 - Eintracht Frankfurt - João A. Ochôa (Pelotas)
12 - Borussia Dortmund - Daiam Oliveira (Esteio)

GRUPO/D
13 - Borussia Moenchgladbach - Edilberto Hammes (São Lourenço do Sul)
14 - FC Kaiserslautern - Mário Bürgel (Porto Alegre)
15 - FC Union Berlin - Fabiano Rocha (São Lourenço do Sul)
16 - Stuttgart - Claudio Colares (São Lourenço do Sul)
17 - FC St. Pauli - Carlos Foschiera (Torres)

TABELA DE JOGOS - PRIMEIRA FASE

1ª RODADA - 09:30 HORAS
J1 - E.Braunschweiger (Ênero)  x  Bochum (Dani)
J2 - Hertha Berlin (Arlei)  x  Hamburgo (Jader)
J3 - Dynamo Dresden (Darcy)  x  Union Berlin (Fabiano)
J4 - Dynamo Berlin (Gerson)  x  Fortuna Dusseldorf (Leonardo)

2ª RODADA - 10:30 HORAS
J1 - Bayer Leverkusen (Lobato)  x  Borussia Dortmund (Daiam)
J2 - Bayern München (Gothe)  x  E.Frankfurt (Ochôa)
J3 - Borussia Mgdbach (Hammes)  x  St. Pauli (Foschiera)
J4 - Kaiserslautern (Bürgel)  x  Stuttgart (Colares)

3ª RODADA - 11:30 HORAS
J1 - Hamburgo (Jader)  x  E.Braunschweiger (Ênero)
J2 - Hertha Berlin (Arlei)  x  Bochum (Dani)
J3 - Fortuna Dusseldorf (Leonardo)  x  Dynamo Dresden (Darcy)
J4 - Union Berlin (Fabiano)  x  Dynamo Berlin (Gerson)

AS DEMAIS RODADAS SEGUEM APÓS O ALMOÇO, REINICIANDO AS 13:30 HORAS, LEMBRANDO QUE TEREMOS ALMOÇO NO LOCAL DO EVENTO !

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Equilíbrio será a marca da Taça Pernambuco

Ribeiro e Tom, se prepararam muito para a Taça Pernambuco e querem garantir-se no Octagonal Final.

Equilíbrio será a marca dessa Taça Pernambuco, que terá início nesse final de semana. Apenas Ansellmo (São Paulo), está garantido no Octagonal Final. De resto, todos querem garantir seu lugar ou tentar uma vaguinha de última hora.

Como sempre faz, o PEnoFutmesa, traz uma perspectiva  de como vão ser os confrontos em seus grupos na primeira fase. Quase sempre dá certo, mas nada é tão preciso em se tratando de futmesa.

Euclides, tem tudo para garantir-se na segunda fase mas não pode vacilar.

Grupo A: Euclides (Santos), Belletti Pernambucano (Black Nike), Zé Luís (América-PE) e Aluizinho (Bahia). Apesar de Belletti ter surpreendido no torneio em Timbaúba, Zé Luís estar fazendo bonito e Aluizinho ser a grata surpresa, o primeiro lugar deve ser de Euclides. Em equilíbrio, os demais técnicos brigarão pela segunda vaga.

Travassos, que aposentou seu CRS, pegará Benício em jogo da revanche.

Grupo B: Ansellmo (São Paulo), Félix (Santa Cruz), Benício (Borussia M'gladbach) e Travassos (Travassos Corrêa). Jogando o que vem jogando, Ansellmo é favoritíssimo à primeira vaga. Félix, vem jogando o fino da bola e deve brigar com Benício pela segunda vaga. Travassos, estreará seu Travassos Corrêa sem, sequer, ter treinado. Portanto, será uma zebra em amarelo e vermelho se conseguir alguma vaga à segunda fase.

Turene, todo estiloso, promete quebrar a banca e alcançar a classificação.

Grupo C: Normando (Barcelona), Marcelo (Napoli), Turene (Íbis) e Diego (Flamengo). Normando vem jogando bem e deve ficar em primeiro. Mas não sem muito suar, pois Marcelo Catenaccio, está treinando forte e fazendo bons jogos e Turene, com seu time novo promete lutar pela segunda vaga. Diego corre por fora mas tem chances, pois vem evoluindo gradativamente.

Hélio e Dr. Bruno, prometem empenho total para desbancar o favorito do grupo: André.

Grupo D: André (Sport), Hélio (Santa Cruz), Bruno (Santos) e Josafá (Náutico). É um grupo muito equilibrado. Um vacilo e pode botar tudo a perder. André, tem ligeira vantagem sobre os demais nos confrontos do ano, portanto, pode ser a pontado como favorito a uma das vagas. Fiquem de olho no Clássico das Multidões entre André e Hélio, que vem conseguindo bons resultados e tem tudo por uma das vagas. Bruno e Josafá, podem surpreender e, quem sabe, garantirem uma das vagas.

Carlos Alberto, promete não oscilar tanto.

Grupo E: Carlos Alberto (Sete de Setembro), Ribeiro (Aliancense) e Claribenor (Náutico). Um grupo só da velha guarda. Promessa de grandes embates e poucos gols. Carlos Alberto e Ribeiro, brigam para se manterem no grupo dos classificados, enquanto Claribenor, tenta participar desse seleto grupo e só a classificação e vitórias sobre os adversários para ter uma chance.

Augusto quer ser a pedra no sapato de Tom e Layette.

Grupo F: Tom (Palmeiras), Layette (Bayern) e Augusto (Botafogo). Tom, está praticamente classificado ao octagonal, mas quer acabar com a pecha de "vice". É um dos favoritos e quer mostrar pra que veio. Layette, é dos maiores vencedores do estado e precisa da classificação a qualquer custo. Augusto, corre por fora, mas sempre pode utilizar-se da sua experiência para surpreender.