sexta-feira, 27 de setembro de 2013

André Marques, conquista Abertura no Franzen

André, elegância e tática arrasa quarteirão.

E André Marques, praticamente o Falcão do futebol de mesa, por sua elegância, levantou o título do Abertura do Franzen. Utilizando uma tática arrasa quarteirão, atropelou seus adversários e levantou a taça com uma goleada por 4x0, sobre Castelani.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Título e finais em Pelotas


Na segunda partida da Copa do Brasil de Pelotas, Mateus Pierobom, poderia perder por, até, quatro gols, que levaria o título. Com o regulamento na cabeça, Mateus, empatou com Paulo Emílio, em 1x1, e levantou o título. 

E não era a noite de Paulo Emílio. Com o empate em 0x0, contra Augusto, foi eliminado da Taça de Prata, nas quartas-de-final. Depois, Augusto, empatou em 1x1, com Otávio, e chegou à final da Prata. Agora, assiste de camarote a outra semi-final, entre Osmar e Badia, para ver seu adversário.

domingo, 22 de setembro de 2013

Open de Jacareí


Michilin (Palmeiras), grande campeão do Open de Jacareí.  Ele comemorou muito o título e, mais ainda, pois a conquista veio superando o atleta do Corinthians, Tadeu. Na terceira posição, tivemos Flávio Redondo, da Liga de Jacareí, e em quarto, Márcio Costa do CDB.

4º Open de Bauru

Márcio Rangel, fez bonito no 4º Open de Bauru.

A turma de Bauru, continua à toda, organizando grandes competições e movimentando os botonistas paulistas. A última competição foi o 4º Open de Bauru. Nessa grande competição, Márcio Rangel, que venceu o jovem Léo Armani, por 5x4,ambos do ECN. Melhor ainda, Márcio terminou a competição de forma invicta. Foram 11, partidas, com 10 vitórias e apenas um empate.

Na terceira posição, Ton (ECN), venceu por 4x3, Paulo Pinto da AAB.

Replay - Santa Cruz escalado no time de botão 20 09 13 - TV Jornal/SBT



E o futebol de mesa está em alta em Pernambuco. Tanto que a turma do departamento de futebol de mesa do Santa Cruz, foi convidada para falar do nosso desporto, jogar umas partidinhas no meio da arquibancada do Arruda e ainda dar pitacos na escalação do Tricolor, no Brasileirão. Show de bola.

Ansellmo, lidera corrida pelo título PE


Ansellmo (São Paulo), está nas nuvens. Seis torneios, venceu, nada a mais, nada a menos que três. Metade, portanto. Com isso, chega a 12 pontos no geral. A segunda posição de pontos geral, está com Normando (Barcelona), que vem com sete pontos.  Já na classificação de pontuação total, temos André Fenômeno (Sport), na segunda posição, com 33 pontos. N entanto, na pontuação geral de conquistas, está atrás de Ansellmo e Normando.  

O bicampeão Aliancense, demonstra que, mesmo tão jovem, já se apresenta como grande favorito ao título Pernambucano, pois esses pontos são importantíssimo, pois contam para a definição da competição. 

Também com seis pontos de conquistas, empatado com André, aparece Euclides (Santos). Na pontuação total, está na quinta posição. 

Se Ansellmo, mantiver sua postura agressiva e continuar a trajetória de vitórias, pode entrar no octagonal final, praticamente, com a mão na taça e a faixa no peito. Agora, vamos ver se os demais grandes botonistas, se superam e entram de vez na briga pelo título.

Victor é campeão Farroupilha

Victor (Palmeiras), levantou a Taça Farroupilha, batendo seu colega de associação.

Victor e seu Palmeiras, começaram titubeando na fase de grupos, tanto que saiu em segundo lugar e sendo goleado por 3x0, para Bal. Depois disso, só deu Victor, que superou Ronaldo, por 3x0, e bateu Rangel, na finalíssima, por 2x1.


A terceira posição, ficou com Bal, que venceu por 1x0, Ronaldo. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dia-a-dia: a Matemática do campeão Ansellmo

Ansellmo, detonando seus adversários nos campos.

Ansellmo Ribeiro, 23, é muito mais que um botonista campeão. Ele é professor pós-graduado no ensino da Matemática e leciona no Colégio Damas Santa Cristina, em Nazaré da Mata, 18 quilômetros de sua residência. Agora, vamos conhecer um pouco mais do dia-a-dia desse jovem campeão.

Ansellmo, com a galera do colégio. Matemática também é alegria, como o botonismo.

Ele acorda cedo todos os dias para ir ao trabalho. Exceção acontece nas terças e nos finais de semana, quando são os momentos de folga e lazer. À tarde, quando chega do trabalho, sempre vai à academia para manter a boa forma física e o bom rendimento em torneios longos.

A noite é onde geralmente faz os seus treinamentos no futmesa. De três a quatro noites por semana realiza alguns jogos amistosos com outros membros da Associação Aliancense. Nos amistosos é onde ele observa bem os seus lançamentos, cortes de bola e seu jogo defensivo.

O único treinamento que realiza sozinho é o dos de arremates a gol. E estes, só acontecem faltando uma ou duas semanas antes de qualquer competição.

O lançamento e a finalização são os fundamentos principais do futebol de mesa. Na verdade, os lançamentos dependem muito de uma mesa para outra. Já na finalização, o grande objetivo é ter um alto aproveitamento. "Para isso, sempre olho a margem da bola. Daí, centralizo bem o botão exatamente na parte da bola visualizada antes do chute. Solto o pente e espero no que vai dar. Mas sempre tive bom aproveitamento nos chutes".

O São Paulo de Ansellmo. Será o próximo campeão pernambucano?

Ele é torcedor fanático do São Paulo, e com essa paixão fez os meus times de futebol de mesa. São dois times do Tricolor paulista, ambos feitos em acrílico,  por Nivaldo (BA), com 60 milímetros de diâmetro e cinco de altura, jogando com atacantes de 11°.

Tal pai, tal filho. O campeão 2012, na torcida pelo filho nessa temporada.

Ele virou um dos grandes botonistas de Pernambuco, graças ao seu pai, que sempre foi apaixonado por este desporto. "Foi através dele que hoje nossa Associação possui campos em excelente condições de jogo, o que nos ajuda a fortalecer ainda mais o nosso nível técnico. Sempre segui os passos do meu pai, não só dentro do futebol de mesa, mas também como exemplo de pessoa simples e humilde, de muito caráter e personalidade, um cidadão respeitado e admirado", abriu o coração, Ansellmo.

Hoje ele é o atual presidente da Associação Aliancense de Futebol de Mesa, e o seu grande objetivo é manter firme os amistosos e competições internas. Ansellmo, avisa que o futuro do futmesa de Aliança é muito positivo. Ele avisa, em primeira mão que, com o apoio da prefeitura de Aliança, estará recebendo, em breve, uma sala no Clube Municipal da Aliança. "Isso nos abrirá uma oportunidade para que possamos ter ainda mais adeptos".

Ansellmo é bicampeão Aliancense e campeão de três torneios pelo campeonato Pernambucano. E esse ano, ele espera superar sua melhor colocação no Pernambucano, o quarto lugar do ano passado. 

E ele falou sobre o seu estilo de jogo. "Meu estilo de jogo é sempre ofensivo, procuro eliminar a zaga adversária para que possa criar o máximo de jogadas possível no campo de ataque. Não espero o adversário errar, procuro ser agressivo para que eu fosse ele ao erro", analisa.

Tássya, o amor do matemático botonista.

Sobre amor, ele continua abrindo seu coração da mesma forma que abre a defesa dos adversários. Ele declarou seu amor por seu pai, sua mãe e sua irmã, que sempre apoiaram esse hobby levado à sério. Mas declarou seu amor por sua Tássya.  "Ela é uma pessoa especial na minha vida e que só me ver nos finais de semana. E nem todos, pois é quando disputamos nossos torneios. Mesmo assim, ela me dá o maior apoio para que eu possa ir e sempre vou tentando fazer o melhor para conquistar o troféu de campeão e homenagear minha namorada Tássya".

Lobato, com tudo no Lourenciano

Lobato, deu show nos campos do GEL.

O botonista Lobato (GEL), conseguiu duas vitórias seguidas e pulou para a vice-liderança do XXIII Lourenciano. Ele venceu Ildo (Nunes FM), por 2x0, e 4x2, Thomas (Santos). Agora, Lobato chegou a 15 pontos, em oito partidas, cinco pontos a menos que Colares (Internacional) que, mesmo sem jogar na rodada, alugou a liderança.

Hammes (Phoenix), chegou à terceira colocação, com 14 pontos, com uma vitória, sobre Netto (Inter) 1x0, e uma derrota para Ildo (Nunes FM), também por 1x0. 

Franzen em noite de muitos gols


Em noite inspirada, Alam, venceu Bürgel por 1x0, e Seu Lauro, por 3x0. Não era mesmo a noite de Bürgel e ele foi goleado pela sensação do momento, Mallet: 4x1. Kuhn, venceu Wilson, por 1x0, enquanto Moretto, foi superado por 2x0, por Breno.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Hoje é dia do Lourenciano

Botonistas do GEL, entram em ação por mais uma rodada do Lourenciano.

O Grêmio Esportivo Lourenciano - GEL, tem rodada cheia na noite de hoje. Há previsão de, pelo menos, 12 partidas. Colares, está disparado na liderança, 20 pontos, porém, com essa rodada cheia, pode acontecer alguma mudança na tabela. 

Ele pode ser ameaçado por Hammes, que vem com 11 pontos, mas com duas partidas a menos que o líder. Caso vença as três partidas, ficaria empatado com Colares em pontos, mas com uma partida a mais. Vejamos a rodada de hoje:

Fabiano x Luís Fernando
Felipe x Luís Fernando
Darcy x Luís Fernando
Hammes x Netto
Cláudio x Hammes
Luís Fernando x Eduardo
Thomas x Felipe
Luís Fernando x Netto
Thomas x Darcy
Ildo x Hammes
Eduardo x Cláudio
Fabiano x Felipe

Elisandro Mansur, é campeão do Figueirão

Mansur (branco), foi o grande campeão.

Elisandro Mansur, é o grande campeão do VII Figueirão, que este ano homenageou os 272 anos da cidade de Viamão-RS. Participaram da competição, competidores de Porto Alegre, Esteio, Viamão, Gravataí, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul. Na categoria especial, um bom número de técnicos, 38, e mais oito, na categoria juvenil.

Foi uma grande festa botonística. Como o objetivo era jogar, os eliminados na primeira fase, foram disputar a Série Prata. Na Série Ouro, Elisando Mansur, foi o grande campeão, batendo na final André Souza, ambos da AFUMEPA-POA. Em terceiro, tivemos Robin Vargas da Franzen, enquanto Cláudio Viegas, de Viamão, ficou em quarto lugar.

Os melhores da Série Prata, fazem pose.

Na Série Prata, o campeão foi Marcelo Caju, da Franzen, seguido por Daiam Oliveira, Lefume-Esteio, e dois viamonenses, ocuparam a terceira e quarta colocações, Fábio di Leone e Régis Souza, respectivamente.

Os guris bons de bola, exibem seus louros.

No juvenil, Pedro Borges, da AFUMEPA-POA, foi o campeão, com o vice, ficou Lucas de Leone, de Viamão. Em terceiro, Lucas Boff, da Franzen, e em quarto, Eduardo Nunes, de Viamão.

domingo, 15 de setembro de 2013

Wellington Barnabé IV Open de Botucatu-SP

Wellington, recebe troféu, do Open de Botucatu, no 12 toques.

Wellington Barnabé, de Jaboticabal, não era apontado como favorito, mas detonou seus adversários e levantou o IV Open da Liga Regional de Futebol de Mesa de Botucatu, Série Ouro. Na final, bateu Márcio Rangel (ECN/Arapongas/ Bauru/MR Transportes), que era o único invicto da competição, por 4x2.


Em terceiro lugar, ficou Ton (ECN/Arapongas/Bauru/MR Transportes), que bateu Alexandre Campangnoni (LBFC/Lençóis Paulista), por 5x3.

Léo Armani, do ECN Bauru, venceu Rodrigo Barbosa (AAB/Botucatu), por 2x1, ficando com a taça de Prata.

A competição aconteceu na Associação Atlética Botucatuense - AAB, e contou com a presença de 18 botonistas da região, seis do ECN (Bauru), cinco da AAB (Botucatu), cinco de Jaboticabal, dois da LBFC/Lençóis Paulista.

Helena, representou dignamente as mulheres nesse tornio.

Em 67 partidas, foram marcados 291 gols, média de 4,34 gols por partida. O melhor ataque foi de Ton, com 31 gols, enquanto Dráusio Gabriel (AAB), foi a melhor defesa, com sete gols sofridos, apenas. Essa etapa teve a presença Helena (ECN), que foi a representante feminina do torneio. E ela fez bonito, ficou em segundo lugar na Taça de Bronze.

Após quatro rodadas, Ton, lidera o ranking geral, seguido por Márcio Rangel e Paulo Rogério.




Troféu 272 anos de Viamão



Casartelli, conquista Torneio Celebridade

Alan Casartelli (Real Madrid), empatou na final contra Mallet (de preto), e levantou o título. Kuhn e Moretto, completaram o pódio.

Jogando pelo empate contra o embalado Mallet, Alan Casartelli (Real Madrid), jogou com segurança e com o regulamento embaixo do braço, segurando a partida em 0x0. O resultado garantiu o título.  Na campanha invicta, foram cinco vitórias e dois empates. 

Ansellmo, levanta Taça Independência


Ansellmo, demosntra que seu lugar entre os grande não é por acaso.

Ansellmo (São Paulo), conquista mais uma etapa do Pernambucano, e levanta a Taça Independência que, nesse ano, homenageia Laytte, que completou nova idade no dia 9 de setembro. O título veio com uma vitória por 2x0, sobre André "Fenomeno" (Sport), mesmo jogando pelo empate, por ter obtido a melhor campanha. 

Foi uma partida em que o garoto de Aliança, deu as cartas do início ao fim, demonstrando seu grande potencial e favoritismo ao título pernambucano 2013. E, percebam, não estava ele jogando com um adversário de acaso. Pela frente, André "Fenômeno", e seu jogo ultra agressivo e ofensivo e que, recentemente, havia conquistado a Série Ouro do Recifumesa.

Hélio, foi um dos destaques positivos da sexta etapa do Pernambucano.

Nas semi-finais, Ansellmo, jogando pelo empate, bateu por 2x1, Hélio (Santa Cruz), que fez seu melhor torneio no ano, demonstrando franca ascensão. Um título muito comemorado e que demonstra que é no interior que pode surgir uma nova e forte safra de botonistas pernambucanos. Parabéns a todos os 22 botonistas que prestigiaram esse grande torneio e à Normando que, novamente, organizou de forma divina mais essa competição. Normando, que está sendo conhecido por "bora-bora", pois sempre apressa todos para colocarem seus times prontos no campo para não atrasar as rodadas.

sábado, 14 de setembro de 2013

Ninguém faz gol no América-PE

Zé Luís (América-PE), representante da "Old Firm", do botonismo pernambucano

Na primeira fase da Taça Independência, válida pela sexta etapa do Pernambucano 2013, Zé Luís (América-PE), foi um dos grandes destaques positivos. Em três partidas, ninguém conseguiu fazer gol em sua meta. Mesmo assim, foi derrotado para Augusto (Botafogo).

Explicaremos. Na partida contra Augusto, de alto nível, Zé, conseguiu fazer dois gols. Ambos contra, criando um resultado negativo por 2x0. Na segunda partida, um clássico da "old firm", Zé, superou Claribenor (Náutico), por 1x0. Um gol que levou a torcida americana ao delírio. Na última partida, contra o grande Barcelona de Normando, o Ameriquinha, deu sufoco grande nos catalãs. Porém, o zero não saiu do placar. 

Foi uma jornada espetacular deste velho e querido botonista, que joga um bolão e tem muita lenha a queimar e muito a ensinar. 

O adeus melancólico do CRS

Luís Carlos, em um dos últimos jogos do CRS.

O CRS, se despede dos campos do futebol de mesa pernambucanos. Será substituído pelo Travassos Corrêa, na próxima competição oficial da federação. Porém, a despidida foi amarga e melancólica. Foram três derrotas pelo grupo D, da Taça Independência, para Benício (Borussia Monchengladbach), 2x0, André Fenômeno (Sport), 5x2, e Ribeiro (Aliancense), 4x0.

Totalmente  distante da rica História do CRS, clube criado em 1982. Foram várias conquistas, como a copas Corrêa e Unicap (2x),  campeonatos Atlanticanos (22), 16º lugar no Nordestão. Porém, os 10 anos longe dos campos, voltando nessa temporada, mostraram que o botonismo evoluiu e o time azul-negro, ficou obsoleto. É o time mais antigo em atividade no estado. 

Agora, o time vai virar quadro e ficar nas paredes da História, do botonismo pernambucano. Esperamos que o Travassos Corrêa, a nova franquia, consiga melhores resultados que o CRS.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Atualização do Caxiense 2013


É daqui a pouco


Os maiores botonistas de Pernambuco, entram em campo, daqui a pouco, no Clube dos Rodoviários, para tentar levantar a Taça Independência. Ao todo, serão 22, botonistas, que irão se enfrentar. Serão quatro grupos de quatro times e dois grupos de três times. 

Passam à outra fase, os dois primeiros adversários de cada equipe, formando assim, quatro grupos de  três equipes .  As duas primeiras equipes de cada grupo, passam à terceira fase.

Vejamos o que nos aguarda. A redação do PEnoFutmesa, estará cobrindo o evento, com todo respeito que o futmesa merece.

Memória de Ouro: o Benfica de Layette

O super Benfica de Eusébio, que encantou o mundo da bola, sendo inspiração para Layette.

Sempre acompanhei o futebol desde cedo. Meus primos, tios, amigos, eram alucinados por esse desporto. Aluisinho, que hoje é partícipe do botonismo no Clube dos Amigos do Botão, tinha infindáveis coleções. Camisas, revistas Placar, bolas, times de botão. Passava horas a ler as resenhas dos jogos épicos, com grandes "scratchs", ou ouvir os mais velhos a falar de jogos que jamais seriam esquecidos.

Aluisinho, e seu Bahia, foram rivais do meu CRS, desde os primórdios da minha trajetória botonística.

No futebol de botão, o primeiro time a odiar e, ao mesmo tempo, admirar, foi o Bahia, que Aluisinho, desfilava na mesa de estar de sua mãe, minha amada Tia Bel. A relação de amor e ódio se devia ao fato de, dificilmente, conseguir bater o Tricolor de Aço, nos clássicos da sala de estar, madrugada a dentro.

No entanto, destaco o glorioso Benfica, como um marco admirável que passou pelo meu caminho. Nos idos dos anos 80 do século passado, levado por um eterno amigo e vizinho, fui conhecer o futebol de mesa. Chamado, naquela época, de futebol de botão profissional. Fiquei encantado com a beleza dos times, na maneira com que os técnicos, com habilidade, faziam as jogadas acontecerem. 

Porém, um time me chamou a atenção. Aliás, o time e sua alma em campo. O time, era o Benfica, de um desenho simples mas orgulhoso, vermelho e escudinhos em metal. A alma, se chamava Layette. 

O mestre em ação. Goleada trouxe lembranças antigas.

Para mim, uma criança, Layette, era um Golen, um gigante de assustar. Mas o time obedecia às suas solicitações e ela batia, um a um, seus adversários. Fiquei encantado. Com muito esforço, juntei uma "grana". Vendi adesivos, engraxei sapatos, lavei carros, carreguei compras e varria casas, mas consegui, juntar um dinheiro e comprar meu primeiro time, feito pelo querido Válter (Sampdoria). O Criciúma, anos depois roubado, junto com toda minha coleção de botões antigos. 

Fui à federação, aprender a jogar. E aprendi belas lições. A maior lição, veio do Benfica de Layette: 7x0. Uma vergonha, que me fez querer melhorar. No início, uma raiva terrível, depois, a triplicação de uma admiração por este grande jogador de futebol de mesa. Tive meus momentos de glória contra o mestre. Dentre eles, cito uma vitória no último chute em 90º, com zegueiro e uma goleada por 3x1, em que, em 15 minutos do primeiro tempo, fiz os meus três gols. 

Layette, agora, defendendo as cores do Bayern: um dos maiores conhecedores do futmesa.

A admiração que se segue até hoje. Mesmo Layette, há tempos não jogando com o Benfica (ainda bem, pois sou Sporting), continuo a acompanhar suas vitórias e também derrotas. Principalmente, quando me deparo com ele nos campos. Sempre tenho o que aprender. Este texto é uma homenagem a esse grande atleta do futmesa, que abre a sessão Memórias de Ouro. Quero saber a sua memória sobre o botonismo. Mande-a para mktfgv2010@gmail.com, ela será lida e publicada com todo carinho que nosso desporto merece.

Tabela da primeira fase da Taça Independência

Em post anterior, disponibilizamos aos botonistas do Brasil, os grupos da Taça Independência, válida pela sexta etapa do Pernambucano 2013.  Agora, nosso departamento gráfico, finalizou uma tabela completinha de cada um dos grupos, com escudinhos e local para marcarmos a pontuação de cada postulante ao título. 



Óbvio, que essa não é a tabela oficial que será disponibilizada pelo departamento técnico da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa - FPFM, pois não está na ordem correta, nem tem a mesa de jogo, tampouco os nomes dos árbitro. No entanto, é perfeitinha. Na madrugada, devemos disponibilizar a tabela das fases seguintes para você seguir acompanhando.  Para imprimir e guardar de lembrança, basta clicar na imagem e salvar em seu computador. Esperamos que gostem.

Notícias do Manchester

Alan Cesartelli (Real Madrid), começa com tudo no último campeonato oficial de disco liso de Porto Alegre.

Na abertura do último campeonato oficial de Porto Alegre, Alan Cesartelli (Real Madrid), começou com tudo. Duas vitórias e liderança isolada. Bateu o experiente Lauro Moretto, por 3x0, depois venceu Mário Bürgel, por 1x0. 

Nas outras partidas, Carlos Kuhn, venceu Wilson Souza, por 1x0, enquanto Breno Kreuzner (Manchester United), superou Lauro Moretto, por 2x0.

No próximo final de semana, teremos o Troféu Celebridade Lauro Moretto. Serão 16 competidores em busca dos louros.

Ansellmo, goleia Ton e levanta o Troféu 20 anos

Ton (Palmeiras) e Ansellmo (São Paulos), fizeram final do Troféu 20 anos da Liga de Aliança.

Batman e Robin. O Gordo e o Magro. Ton e Jerry. Quem não se lembra dessas e de outras duplas famosas da televisão? Uma sempre se dava melhor sobre a outra. E ríamos bastante. Uma dupla que vem ficando famosa nos campos de futebol de mesa de Pernambucano, Ton  (Palmeiras) e Ansellmo (São Paulo). E um tem deitado e rolado sobre o outro.

Nessa semana, na final do Troféu 20 anos da Associação Aliancense, eles, novamente, se enfrentaram na final. Adivinham o que aconteceu? Ansellmo, bateu Ton, por 3x0, em partida impecável do Tricolor. Uma freguesia com direito à cartão de crédito. Como todas as duplas citadas acima, Ansellmo, sorrir, enquanto Ton, se aperreia. 

Em terceiro, ficaram Ribeiro (Aliancense) e Gustavo (Santa Cruz), com Adriano, Pedro e Belletti Pernambucano, completando a classificação. Parabéns à Ansellmo, e que Ton, consiga superar essa sina em breve.


Natalense 2013

Diógenes, vai com tudo para o terceiro turno do Natalense 2013. Mas tem muita fera por lá.

No próximo final de semana, será realizado o terceiro turno do Campeonato oficial 2013, da Federação Natalense de Futebol de Mesa - FNFM. Os jogos acontecerão na sede social da Associação Natalense de Futebol de Mesa - ANFM.

Devem participar equipes da capital, como a Magic e ANFM, e do interior, como São Paulo do potengi, Ceará mirim e São José de Mipimbu. A reunião para definir grupos e jogos, aconteceu ontem à noite e estamos aguardando o envio para a redação publicar a tabela. Os jogos começam nesse sábado, a partir das 9h. Só jogão, imaginamos. 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Definidos grupos da Taça Independência


Nessa quinta-feira, 12 de agosto, foram definidos os grupos da Taça Independência, válida pela sexta etapa do Pernambucano de futebol de mesa. 


Grupo A - É um grupo bastante equilibrado. Jorge (Borussia Dortmond), leva pequena vantagem por sua trajetória no botonismo pernambucano, o que é muito importante nessa reta final. Porém, não está em um grupo em que pode relaxar. Hélio (Santa Cruz), vem melhorando muito, principalmente, quando mantém a concentração. Marcelo "Catenaccio" (Napoli), vem mostrando que não é só de defesa que vive seu jogo. Dilton (Argentina), foi vice-campeão da Copa dos Pais, e não se pode bobear com ele. Jorge, deve ficar com uma vaga, enquanto a outra será disputada até o último segundo de jogo.

Grupo B -  Ansellmo (São Paulo), é o grande favorito a uma das vagas, principalmente, porque já conhece o jogo dos seus adversários. Inclusive, Aluisinho (Bahia), que surpreendeu  a todos, quando bateu Ansellmo. Aluisinho, por sinal, vem evoluindo a olhos vistos. Porém, tem pela frente Félix (Santa Cruz), com grande experiência e um jogo metódico e belo. Em grupo de tricolores, Turene (Íbis), está com um time novinho em folha e quer arrancar pontos dos seus adversários. Porém, muito dificilmente, irá classificar-se.

Grupo C - Normando (Barcelona), é o grande favorito à primeira colocação, mesmo enfrentando grandes e experientes adversários. A segunda vaga, deve ficar com Claribenor (Náutico). No entanto, Augusto (Botafogo) e, principalmente, Zé Luís (América), tem futmesa suficiente para surpreender. Augusto, fez um bom Recifumesa, e Zé, tem uma armação ultra-ofensiva, com sete  atacantes. 

Grupo D - Outro grupo com favoritos que dificilmente perderão sua vaguinha na segunda fase. André (Sport) e Ribeiro (Aliancense), tem tudo para acumular pontos importantes para as vantagens em fases futuras. Travassos (CRS), está se reacostumando com o mais antigo time em atividades no estado e não tem muitas pretensões. Benício (Borussia Monchengladbach), é osso duro e ainda tem muito carvão à queimar, mas deverá ficar pelo caminho.

Grupo E - Este é o grupo mais equilibrado. Carlos Alberto (Sete de Setembro), todos sabemos do seu potencial. Não à toa, foi campeão brasileiro. No entanto, vem sofrendo com contusões graves nessa temporada. Ton (Palmeiras), está firme em busca de sua vaga no octagonal e deve se classificar, sim. Dr. Bruno (Santos), corre por fora nesse grupo. No entanto, é grande botonista e, calmo, joga o fino do futmesa.

Grupo F - É um grupo que tem como cabeça-de-chave, o velho e bom Euclides (Santos), e, com todo respeito aos adversários, deve garantir a primeira vaga. A segunda vaga, deve ficar com Josafá (Náutico), que vem jogando muitíssimo bem. Diego (Flamengo), está nos preparativos para a temporada 2014, no que deverá dar algum trabalho. Mas, para esse ano, dificilmente passa para a segunda fase.

A tabela completa, deverá ser divulgada nessa sexta-feira, 13. Esperamos que esse dia consiga inspirar algumas zebras no final de semana. Então, acompanharemos bem de perto, os jogos da Taça Independência e veremos se a redação consegue acertar em suas análises.

Chuva de gols em Recife

Layette (Bayern/Sport), detonou Travassos (CRS).

Mais uma noite de chuva em Recife. Muita água nas ruas e uma chuva de gols no Clube dos Amigos do Botão. Foram realizadas dez partidas amistosas, com 19 gols. André "Fenômeno" (Sport), foi o primeiro a chegar e treinou bastante, para compensar as últimas faltas. Travassos (CRS) e Normando (Barcelona), chegaram em seguida. Também compareceram Layette (Bayern/Sport), Claribenor (Náutico), Marcelo (Napoli), Carlos Alberto (Sete de Setembro) e Aluizinho (Bahia).

Normando, passou horas nos treinos de pênaltis. "Chega de ser eliminado nos pênaltis".

Carlos Alberto, contundido, infelizmente, não treinou. No entanto, confirmou presença na Taça Independência, no próximo final de semana.  Enquanto isso, Normando, tratou de treinar intensivamente os pênaltis.

André compensou faltas dos últimos dias com muito treino. Surtiu efeito.

A primeira partida da noite, André, abusou de acertar cavadas. Com isso, não deu chances para Travassos, quebrando a invencibilidade do CRS, de forma categórica: 4x0. Claribenor, após estar perdendo para Marcelo "Catenaccio", por 2x0, recuperou-se e chegou ao empate, em partida tensa. 

Claribenor foi buscar empate suadíssimo contra Marcelo "Catenaccio": 2x2.

Em duelo de gigantes, André e Normando, ficaram no 0x0. Outros jogos sem gols, foram Travassos contra Layette e Marcelo contra Aluisinho. Aluisinho, por sinal, vem jogando muito bem. Na segunda partida, perdeu para Normando por 1x0. 

CRS e Bayern, empataram sem gols em partida disputada.

Travassos ainda jogou mais duas partidas contra Layette. Dessa vez, o gigante acordou e detonou o CRS, em 4x0 e 3x0, com vaga para mais. Dois chocolates com pimenta.

O Bicho vai pegar


A corrida para o octagonal final, continua à toda. Hoje, em Recife e Aliança, teremos muitos amistosos e treinos, visando a Taça Independência, no próximo final de semana. A expectativa é comparecimento em massa, no Clube dos Amigos do Botão. 

Afinal, quem está bem classificado, quer distanciar-se dos concorrentes. Quem não está dentre os oito melhores de Pernambuco, tenta um lugar à sombra, com direito à redinha, água de coco e cafuné.

A turma de Aliança, tá com tudo e promete dar trabalho aos tradicionais de Recife. Não à toa, ocupam três postos que, hoje, estariam garantidos no octagonal final. Tom (Palmeiras), vem sendo pragmático e sempre chegando próximo ao título dos torneios. Ele está na primeira posição. Ansellmo (São Paulo), foi o único a levantar duas taças, mas vacilou nos outros três torneios e não conseguiu pontos de conquistas (válidos apenas de primeiro ao terceiro lugares). Ribeiro, vem na rabeira do octagonal, em oitavo, mas está treinando muito para seu Aliancense, superar os adversários e ele colocar a musiquinha do celular para ecoar nos salões.

Dos que estariam fora do octagonal, Bruno (Santos) e Lísias (América-RN), vem evoluindo. Félix (Santa Cruz), não tem dado muita sorte e Jorge (Borussia Dortmond), é a grande falta, pois tem vacilado muito e não tem tido a consistência de antes. 

Vamos acompanhar os treinos e amistosos para sentir as condições dos concorrentes e traçar uma análise mais aproximada do que acontecerá nas mesas pernambucanas. Por sinal, hoje, teremos a lista dos participantes, fórmula de disputa, divisão dos grupos e, amanhã, deveremos ter a tabela completa para postar no nosso PEnoFutmesa.



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Amistosos agitam Pernambuco

Normando (Barcelona), venceu duas na noite, saiu mais cedo e viu seu Sport levar sacode do ABC.

Na noite de amistosos preparatórios para a Taça Independência, Normando (Barcelona), demonstrou que os treinos estão sendo bem aproveitados. Em duas partidas, logo no início da noite, bateu Bruno (Santos), por 2x1, e Hélio (Santa Cruz), por 2x0. Depois, foi correndo para casa assistir seu Sport pela TV. Se arrependimento matasse... seu time perdeu por 4x2, para o ABC.

Layette (Bayern), jogou muito bem e conseguiu superar o "catenaccio", do Napoli de Marcelo. A vitória foi por 2x0. Outro alemão que jogou na noite foi Jorge (Borussia Dortmond), bateu Hélio por 3x2. 

Dilton (Argentina), venceu Danilo, seu filho em clássico caseiro, por 4x2. Danilo, é o mais jovem atleta do futmesa pernambucano e está na expectativa de jogar seu  primeiro torneio na regra de 1 toque. Que seja bem vindo, garoto.

Agora, quinta-feira, 12, teremos os últimos amistosos antes da Taça da Independência, no próximo final de semana.

Todos os caminhos vão ao campo


Nessa semana, todos os caminhos vão ao campo de futebol de mesa. Pelo menos, esse é o pensamento de todos os botonistas da regra de um toque em Pernambuco. O motivo é bem simples. Em jogo, a Taça Independência, válida pela sexta etapa do Campeonato Pernambucano.

Então, hoje à noite, no Clube dos Rodoviários, teremos grande audiência, com treinos e amistosos, visando a disputa do próximo final de semana. Uma disputa das mais acirradas, pois tem briga para chegar na ponta do ranking e ter vantagens no octagonal final, para subir na tabela e também, por que não, para manter uma chance de entrar na etapa final.


Normando (Barcelona), após chegar em oitavo lugar no VI Nordestão, da regra 12 toques, volta-se por completa para a maior meta do mês: o título. Continua jogando muito bem, porém, intensificou treinos de chutes e penalties. "Preciso treinar mais esse fundamento. Tenho perdido muitas chances e, quando vou para os penalties, não consigo me classificar", explicou.

André "Fenômeno" Fidelis (Sport), desde que conquistou o Recifumesa, desandou. Não consegue o mesmo desempenho em campo e os resultados nos amistosos tem sido uma preocupação. No entanto, o PEnoFutmesa, crava que na hora do vamos ver, ele vai se superar novamente.
O Santos, sobe de produção. Mas, será que dá?

Euclides (Santos), chega às vésperas da Taça Independência, na ponta dos cascos. Vem jogando bem e é um dos favoritos ao título. É o planejamento da equipe, feita para chegar no final da temporada no melhor.

Carlos Alberto (Sete de Setembro), tem treinado em três expedientes, visando a sua primeira conquista do ano. Mas uma contusão antiga pode prejudicar suas metas.

Jorge (Borussia Dortmond), ainda está longe do seu melhor. Tem feito bons jogos, no entanto, na hora do vamos ver, tem vacilado. Mesmo assim, está na briga pelo octagonal final.

Ansellmo (E) e Ton (D), infernizam os grandes da capital.

Não esquecemos dos jovens de Aliança, Tom (Palmeiras) e Ansellmo (São Paulo), que vem virado no mói de coentro. Tem feito bons jogos, acumulando pontos essenciais e devem ser os calos da turma da capital. Com certeza, um dos dois estará entre os quatro melhores do Independência. 

Algumas dúvidas surgiram na redação. Será que Charley "Mamute" (Potiguar), vai jogar o campeonato? Humberto (Náutico), vai sair do ostracismo e jogar à vera? Aluisinho (Bahia), vai mostrar que suas vitórias não foram sorte de principiante? Travassos, vai repetir as belas exibições com seu CRS, em partidas oficiais? Hélio, vai fazer seu novíssimo Santa Cruz, esquecer da goleada sofrida para o Barcelona de Normando? Dr. Bruno, vai manter o sonho de disputar o estadual? Marcelo (Napoli), vai abdicar do "catenaccio"? 

Vamos acompanhar no desenrolar dessa semana para descobrir todas as respostas.