sábado, 31 de agosto de 2013

Tarde quente no futmesa pernambucano

Após retorno aos campos, CRS, alcançou três vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Uma tarde empolgante, com muitos jogos amistosos entre os botonistas pernambucanos a sede da Federação. Participaram desta tarde quente, com muitos gols e belas jogadas: Normando (Barcelona), Layette (Sport/Bayern), Josafá (Náutico/Bahia), Aluisinho (Bahia), Marcelo ( Napoli), Claribenor (Náutico), Félix (Santa Cruz), Bruno (Santos), Jorge (Borussia Dortmond), Augusto (Botafogo) e Travassos (CRS). 

Layette, jogou muito bem e não deu vida fácil aos seus adversários do sábado.

Melhor, para Layette, Jorge e Travassos, que passaram incólumes por essa tarde quente Layette, conseguiu três vitórias e um empate. Jorge, empatou uma partida e venceu outra, enquanto Travassos, empatou uma e venceu duas partidas. Abaixo, todos os resultados da tarde:

Aluisinho (Bahia)             2x1      Josafá (Náutico)
Marcelo (Napoli)              0x0      Jorge (B. Dortmond)
Normando (Barcelona)   0x0      Layette (Sport)
Normando (Barcelona)   0x2      Layette (Bayern)
Travassos (CRS)            2x2      Claribenor (Náutico)
Bruno (Santos)                2x1      Félix (Santa Cruz)
Travassos (CRS)            1x0      Aluisinho (Bahia)
Bruno (Santos)                1x0      Claribenor (Náutico)
Travassos (CRS)            1x0      Marcelo (Napoli)
Jorge (B. Dortmond)       3x1      Aluisinho (Bahia)
Josafá (Náutico)              3x2      Félix (Santa Cruz)
Augusto (Botafogo)         0x2      Layette (Bayern)
Bruno (Santos)                2x0      Aluisinho (Bahia)
Layette (Sport)                2x1      Augusto (Botafogo)
Bruno (Santos)                0x2      Marcelo (Napoli)


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Troféus em mega oferta

As salvas (pequenos octágonos), estão em oferta  especial por causa do acordo com a PEnoFutmesa.


Visando contribuir para o futmesa, a PEnofutmesa, acaba de fechar acordo com o atelier Valdemir Cruz. Com o acordo, federações, clubes, botonistas, poderão adquirir as famosas salvas (quem acompanha o futebol alemão, sabe bem o que é), por um preço especialíssimo.

As peças grandes, com cerca de 30cm, poderão ser compradas por 350 reais, já com o pedestal e tendo gravadas a marca da sua instituição e o tema, como o visto nas fotos que compõem o post.  As peças pequenas, em cerca de 12cm, podem ser compradas na promoção especial, que dura até outubro, por apenas, 90 reais.

Equipe do Recife Rugby, ergue salva no NE'7, em Porto de Galinhas.

É a oportunidade de agregar valor à sua competição. Para os botonistas, a alegria de ter na estante uma verdadeira obra de arte.

Na foto, Travassos, do Talleres-ARG, recebe troféu. Perceba os detalhes gravados na salva do NE'7 de Rugby. Cada peça, um tema à sua escolha.

As famosas salvas, já foram utilizadas por federações de outros desportos em Pernambuco. Uma chance única. Contatos com o atelier: (81) 3271-1934 ou (81) 9704-7674, ou pelo e-mail, valdemircruz@bol.com.br. Mais informações e modelos de troféus, no site: valdemircruz.com.br. Não percam essa oportunidade.


Futmesa do GEL de sala nova

O tradicional GEL, com novas instalações para o futmesa.

Comemoramos juntos com os botonistas do Grêmio Esportivo Lourenciano - GEL, as novas instalações para o departamento de futmesa. Tá lindão e com instalações elétricas novinhas em folha. Acima de cada campo, uma luminária especial. Dizem que terão que jogar de óculos escuros, por lá. 

No espaço, localizado no primeiro andar da sede, os botonistas terão cinco mesas para jogar, além de cadeiras e mesas para visitantes. Um sonho, fruto de união, articulação e resiliência. 

Em breve, o GEL, terá um torneio especial para comemorar o novo espaço. Parabéns, galera do Sul.


Mallet é campeão do Troféu Franzen

O sorriso do campeão do Troféu Franzen Liso

E não teve para ninguém, ontem, do Sul. Mallet, de forma invicta, levantou o Troféu Tranzen de Liso. Para não depender dos resultados de Leão, que chegou às duas últimas rodadas, também com 27 pontos, Mallet, precisaria vencer seus dois adversários. Não deu outra, duas vitórias, contra Bürgel, aplicou 3x0, depois, bateu Wilson, por 1x0, em uma partida duríssima.

Veja o gol da vitória sobre Wilson: 
http://www.youtube.com/watch?v=141fxj8JCFc

Roberto Moreira, ficou com a terceira colocação, enquanto Carlos Kuhn, terminou em quarto lugar. Os jogos de ontem, à noite, e a classificação geral, abaixo:




quinta-feira, 29 de agosto de 2013

André Fenômeno, abre o coração

O campeão e sua contusão em momento delicado no primeiro tempo da final. 

Convidamos o grande campeão do Recifumesa, André Fenômeno Fidelis, para uma conversa informal, sobre suas impressões e sentimentos durante a final e após a conquista. Acompanhem as respostas do campeão.

PE noFutmesa: Como foi atingir seu ápice, conquistando o Recifumesa?
AndréFoi emocionante, principalmente depois de passar por tudo que venho passando. Acidente no cotuvelo, cirurgia, placa e parafusos de titânio. Após a cirurgia, perguntei logo ao médico se voltaria a ter os movementos do braço de volta. Ele me disse que teria 50%. Pensei logo no futebol de botão e meus olhos encheram-se de lágrimas, pois sou apaixonado pelo futmesa. Estava desanimado, até um cliente da minha loja - Recife Aquários (que Dilton insiste em chamar de peixaria), diretor do Sport, me apresentou Dieg Bervani, fisioterapêuta do time de futebol. Ele garantiu que, seu eu tivesse força de vontade, me deixaria novo e que eu logo voltaria a jogar. A cada sessão de fisioterapia era um terror. Chorava como criança. Era muita dor. Mas valeu à pena. Estou quase recuperado, mas ainda continuo o tratamento para fortalecer a musculatura. 

Pronto para mais uma defesa arriscada. Pensando apenas em ser campeão.

PEFm: O que, de diferente, você fez ou pensou, quando começou a final contra Tiago, em comparação à perda do título da Copa Aliança, contra Euclides?
André:  Pensei: agora chegou minha vez. Vai ser diferente. O vice não me pertence mais.

Concentração total para segurar a pressão do adversário no primeiro tempo.

PEFm:Qual sua análise do jogo, dividindo 1º e 2º tempos?
André: No primeiro tempo, levei o gol em uma bola que tentei travar. Bola fácil e que não sei como errei. Acho que foi para aumentar a adrenalina e eu ficar mais ligado. No final do primeiro tempo, tentei passar uma bola para a área dele e falhei novamente. Desta vez por conta da falta de força pela contusão. Aí, ele chutou e poderia ter ampliado e as coisas se complicado de vez. Mas eu tinha Magrão, no gol. Ele salvou e armou o contra-ataque, pois a bola ficou do lado do campo dele. Chutei e empatei.  Gol de Roger. 

No segundo tempo, parti para cima, pois queria definir logo a partida e, após uma pressão sobre o adversário, ele acabou dando o dois toques. Mas, não tive competência e chutei na trave. No final, dei um dois toques, mas Tiago pareceu-me nervoso e a bola explodiu na trave. Melhor para mim, que pude gritar é campeão!

André recebe o abraço do grande campeão Euclides, após o título.

PEFm: O que passou pela sua cabeça, quando levou a pressão de Tiago no início do 1º tempo, que resultou no gol tomado?
André: Que sempre procuro chegar cedo ao clube dos Amigos para treinar fundamentos. Arriscando tudo nos treinos, princialmente com meu parceiro de treino, Normando. O placar não nos interessa, dessa maneira, afiamos a defesa e o ataque. Então, poderia fazer o resultado. 

Momento inesquecível: o braço contundido é o mesmo que recebe o troféu.

PEFm: Final do jogo, menos de 30" para o final da partida, você repetiria aquela jogada que resultou em 2 toques para o adversário? O que você pensou afinal? Estava ansioso?
André: Errei. Mas ele pareceu nervoso também. 

PEFm: Como foi que você se preparou para enfrentar os grandes no Recifumesa?
André: Muito treino. Toda semana, religiosamente. Arrisco muito nos treinos e isso me dá segurança para o jogo.

PEFm: E agora, o que pensar do resto da temporada? Pernambucano e Brasileiro vem por aí.
André: Que tenho muito o que conquistar. Vou com tudo.

PEFm: A quem você dedica o título do Recifumesa?
André: Dedico ao meu fisioterapêuta, Diego Bervani, pois, sem ele, não teria chegado onde cheguei. Na semana da competição, ele fez um trabalho de fortalecimento para que eu pudesse aguentar jogar várias partidas. Também, se fosse o caso, em especial aos que sempre criticam meu estilo de jogo, agressivo. Para mim, quem ganha o jogo é quem faz mais gol. Vou para cima.





Hoje tem campeão no Franzen

Mallet, sósia de Chokito do futsal, pode ser campeão, mesmo se chegar empatado à Leão.

No Franzen - RS, sai o campeão, hoje. A disputa do campeonato por pontos corridos, está empatada entre Leão e Mallet, ambos com 27 pontos. Leão jogará, à noite, contra Sérgio e Diogo, enquanto Mallet, pega Bürgel e Wilson. 

Caso alcancem os mesmo resultados durante a jornada, Mallet, será o campeão, no primeiro critério de desempate: confronto direto.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Barça inicia intertemporada




Equipe do Barça iniciou inter-temporada de preparação física na tarde dessa quarta-feira, 28. Os treinos foram realizados no bairro do Espinheiro, no Recife. Segundo Normando, o time ainda não atingiu o ápice, que deve acontecer, segundo planejamentos, em meados de novembro, justamente, no período de disputa do Ocatagonal Final do Pernambucano. 

Isso é que é perfeccionismo. O Barça é líder do ranking geral e do Ocatagonal e ainda não chegou no ápice? O que esperar?

Resultados da AFUMERG

Frio de lascar o cano não desmotivou botonistas gaúchos.

Rodada movimentadíssima da AFUMERG - RS. Nada mais, nada menos que oito jogos. Foi futmesa para mais de metro. Isso, dois dias após o estadual gaúcho. Vamos aos resultados. Comentários são dos sulistas mesmo.

Jorgito 2x1 Rodrigo - quase tropeçou
Márcio 1x0 Marcelo - apertadinho
Vavá 4x0 Oneli - para tirar a touca
Rodrigo 1x0 M. Corrêa - um golaço e só
Monteiro 1x0 Gabriel - acabou a empatite
Perez 1x2 Rodrigo - caiu mais um técnico
Gabriel 1x1 Carlos - Carlos vem empilhando pontos
Índio 2x1 Rodrigo - a ressaca do estadual passou

CRS, perto de deixar os campos?

O escudo do eterno CRS, o mais antigo time em atividade em Pernambuco.

O velho CRS, programa sua saída dos campos de Pernambuco. Deve ser substituído pelo novo Travassos Corrêa, que chegou há cerca de dois meses e, desde então, está no DM, com o especialista em futebol de mesa, Humberto, tentando fazer com que corra  adequadamente.

O CRS, tem História. É o mais antigo time em atividade em Pernambuco. Foram 17 anos de labuta. Os maiores feitos, além da longevidade, foram uma semi-final de etapa pernambucana e, em um Nordestão, ter sido o único pernambucano a passar da primeira fase na categoria especial. 

Time Sangre e Oro, está no spa do Humberto, na sua pré-temporada. Deve ser entregue no aniversário do dono, em setembro.

Alto, largo, pesado e lindo. Foi inventado quando Travassos, ainda era menino, em disputa por um campeonato de botão na sua vizinhança. Todos queriam ser Santa Cruz, Sport, Náutico...Então, ele propôs a criação de times com os nomes dos participantes. Um sucesso. Expresso Joãozinho, União do Francisco, Comercial Heliano, Gúdi Futebol Clube e o amado CRS, que foi o campeoníssimo do bairro. E muitas outras conquistas se seguiram depois.

Agora, ao que parece, será substituído pelo time da família, o Travassos Corrêa. Baixinho, pequeno, também lindo. Se tudo der certo, em setembro, o Hipogrifo entrará nos campos para desafiar os gigantes. 

Mas o dono de ambos, ainda pensa em alguns torneios, colocar o CRS em campo. "É um caso de amor eterno e não pode ser relegado", filosofou. E ele, depois de uma temporada no DM, recebeu uma recauchutagem e está melhor do que nunca. Então, vejamos os próximos capítulos.



Ajude o futebol de botão, compre CDs de Almir, nosso amigão

O simpático Almir, e sua obra para ajudar o futmesa.


Almir Campos, é um grande botonista, grande também como cordelista. Ama tanto o futebol de mesa, que fez um CD de cordel com destreza. Para ajudar o futmesa de Acari, trouxe seu CD para vender aqui.

Com muitos sorrisos  e simpatia, conta em cordel, vários causos do seu dia-a-dia. "Paisagem de Interior", um amor, "Zé Chocalho", não troca alho por bugalhos, "O Imposto do Cupido", o cordel em voz, sendo esculpido. Uma belezura só, o que fez esse guerreiro potiguar. 

Aqui me atrevi, a fazer uma rimadinhas por um fim, ajudar esse velho botonista, para sempre campeão. Quem ajudar será bom para o botão de Acari, então, anota o telefone dele aí. Pode fazer encomenda, pois o CD, valoroso, tá bem baratinho e, com certeza, será enviado com imenso carinho. O fone é (84) 9987-5983, então, não perca a vez, para não perder o causo do "Parafuso de Cabo de Serrote". Toda essência de nordestinidade, uma obra para a posteridade. Quem não comprar para ajudar, lembre-se, ficou faltando uma rima para "O Guerreiro do Pajeú".


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Santa Cruz realiza 1º torneio interno

Tricolores posam para foto histórica: 1º torneio, na volta do departamento de futmesa do Mais Querido.

E, às duras penas, o departamento de futmesa do Santa Cruz, voltou a funcionar à todo vapor. Após, montar a primeira equipe de disco liso, que participou do Recifumesa no último final de semana, Akiles, abnegado botonista, e diretor da modalidade, organizou o debut, do departamento. Foram oito participantes, incluindo a jovem promessa, Danilo Demesio, do infantil, que jogou como gente grande. 

O campeão foi Leandro Gomes, que bateu Victor Souto. Na terceira posição, ficou David Cavalcanti. O torneio, já vale para o ranking interno, que definirá representantes do clube em competições externas. Parabéns do blog!


Conexão Bahia: resultados do Incap

Após 8ª colocação no Recifumesa, conquista do Incap, na Bahia.

Hamilton Mutti Jr. (ASFM), continua comendo a bola. Ficou na 8ª posição do Recifumesa e, agora, levantou o título do Incap, contra Jorge Campos (Academia). Irênio (Clube Liberdade), chegou à 3ª posição, enquanto Paulo Machado (Ilhense). Todos pelo Sênior.

No junior, o campeão foi Jonatan (Lapinha), com seu colega de clube, Mateus Santa Bárbara, com o vice-campeonato.

Na categoria especial, o campeão foi Renivaldo (Clube 2004), ficando em segundo, Diógenes Mota (ABFM). Pelo Máster, Walter (ABFM), conquistou o título, superando Jair (Grêmio Cosme Maria), na final.



Capixaba: campeonato de inverno


O Campeonato de Inverno do Espírito Santo, teve sua primeira rodada, ontem à noite. Tivemos jogos pelas séries A e B. Vamos aos resultados:

Série A
Sérgio Ab. 3x1 Rodrigo Ab.
Fernando 0x0 P. César

Rubens Filho 2x0 Nenel
Kinkas 2x1 Sérgio Koscky
Nanando 0x1 Egon
George 2x1 Hélio Silva

Raio-X campeão: hoje, Dr. Bruno



Bruno Lima, 23 anos, faz jogadas com precisão cirúrgica e, muitas vezes opera milagres. Também, filho do grande botonista pernambucano, Euclides...Está terminando o curso de Medicina, mas já é o nosso doutor Bruno. Pessoa sensata, calma, racional e amiga. Só se irrita consigo mesmo quando faz jogadas ruins. Depois de cinco segundos, volta ao normal. Aqui, vamos ao perfil do Dr. Bruno.

PEnoFutmesa: Qual seu time atual?
Dr. Bruno: o Santos, campeão da Libertadores 2011. É feito em Palaton, e foi fabricado por Anselmo-SE. Time muito lindo e com atacantes em 12°.



PEFM: Quando começou sua história no botonismo?
Dr. Bruno: Iniciei no futebol de mesa logo cedo, por volta dos quatro anos de idade, influenciado, naturalmente, pelo meu pai, praticante fervoroso do esporte desde sua infância também. Primeiro, comecei jogando em campos de plástico com botões de plástico, enquanto meu pai tinha um time de chifre de boi. Posteriormente, meu pai resolveu construir um campo maior e melhor, com cavalete e tudo para aprimorar nosso jogo. Chegávamos a disputar campeonatos com os primos e amigos e, uma vez, até com os vizinhos da rua de um dos meus tios. Foi um belo torneio. 

Um belo dia, quando tinha 8 anos, assistindo ao NETV 1ª edição, vimos uma reportagem sobre o futebol de mesa, praticado de maneira mais séria e organizada no Bairro de Setúbal, com regras organizadas e campeonatos mais abrangentes. Resolvemos ir lá para conhecer. De início, não gostei muito daquela regra, um pouco parada e sem movimentação, de difícil controle e manuseio. Difícil para uma criança da minha idade, até pelas dimensões da mesa e da sua altura. Enquanto meu pai logo pegou gosto pela regra, eu fui aos poucos me empolgando e ganhando controle sobre os botões e aquela regra. Os tempos de amadorismo ficaram para trás. Estou há 15 anos nessa regra e posso afirmar que é um esporte incrível!

PEFM: Você tem outros times?
Dr. Bruno: tenho apenas outro time do Santos, também de palaton, desta regra, o qual eu usava até poucos meses atrás. Não tenho mais os botões de outras regras.

PEFM: Quais os seus principais títulos?
Dr. Bruno: meus principais títulos são a Copa São João de 2004 e o torneio Recifebus em 2002. Mas tenho outras conquistas que, apesar de não serem títulos, são mais importantes que os citados, como o vice-campeonato do Recifumesa de 2010, 4° colocação no Recifumesa de 2007, vice-campeonato do Octogonal final de 2012 e a 5° colocaão geral do Campeonato Pernambucanos de 2012.

PEFM: Que outros desportos você gosta de praticar?
Dr. Bruno: pratico futebol (campo, society, futsal), tênis, vôlei e boliche.

PEFM: Qual seu jogo inesquecível?
Dr. Bruno: existem vários jogos inesquecíveis, cada um pela circunstância que representa, tanto positiva como negativa. A final do Recifumesa contra Layette, na qual perdi nos pênalties sem marcar um único sequer, depois de tantas vitórias nos pênalties nas fases anteriores marcou muito. Uma derrota de virada contra Euclides (meu pai) por 3x2 pelo Pernambucano, depois de estar vencendo por 2x0, também marcou muito. Como jogos positivos posso citar uma goleada em Carlos Alberto por 5x0 pelo Octogonal final em 2012 e uma vitória por 2x1 contra Jorge Campos-BA num Recifumesa. Porém, a vitória espetacular foi conquistada recentemente, na Copa Aliança, quando venci meu pai por 2x0. A vitória quebrou um tabu em campeonatos pernambucanos, que durava 13 anos. Comemorei muito.

PEFM: Qual seu time do coração?
Dr. Bruno: meu time de coração é o Santos Futebol Clube.

PEFM: Qual dica para melhorar o desempenho do time nos jogos?
Dr. BrunoNenhuma. Só estalar os dedos, limpar bem o time e o campo.

PEFM: Qual conselho aos novos botonistas?
Dr. Brunoa) Nunca menosprezar um adversário, por mais iniciante que ele seja e por mais tempo de futmesa que você tenha; b) Treinar fundamentos importantes como travadas, lançamentos e, principalmente, chutes a gol; c) Nunca arrumar confusão. Ser sempre honesto, amigo, companheiro dos seus colegas de hobbie. Porque, antes de tudo, é apenas um hobbie.

Se você gostou desse Raio-X Campeão, e quer aparecer no blog oficial de quem ama o botonismo, envie seu perfil para : mktfgv2010@gmail.com. Nós iremos bater um bom papo e publicar seu perfil aqui.



Caruaru receberá Nordestão de 12 toques


A AABB-Caruarua, receberá o VI Nordestão, da regra 12 toques. O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de setembro, na sede do clube, no Bairro Universitário. Serão disputados campeonatos nas categorias infantil, adulto e master. 

A competição terá 32 participantes em cada categoria. Seguem os moldes do Recifumesa. Os 16 melhores vão para a Série Ouro, os eliminados, para a Prata. As inscrições cabem tranquilamente no bolso, 15 reais por pessoa, exceto a categoria infantil, pois a federação não irá efetuar cobrança.

Serviço: 
(81) 9699-9719 ou 3724-3465
Conta para depósito: Banco do Brasil, AG. 0159-7, CC. 22037-X, em nome de Éder Sérgio Bezerra de Souza, (81) 9961-9798, srealcaruaru@redeveloz.com.br ou para nosso querido amigo, Humberto Arruda, (81) 9735-1125, harruda@oi.com.br.


Árbitro bom é o que não existe


Sobre árbitros em partidas oficiais de futmesa, Shakespeare já pergutava: "ter ou não ter, eis a questão". Particularmente, prefiro não ter árbitro algum, até por que, a imensa maioria não gosta de arbitrar e se distraem tanto como nós que jogamos. Marcelo (Napoli), é um excelente exemplo disso. Fica peruando outras mesas, encantado com as jogadas alheias e esquece-se do jogo que deveria prestar atenção.

O Recifumesa, foi a prova cabal de que é possível se jogar de forma limpa e sem desgastar-se em arbitragens. Uma ou outra vez, chamava-se alguém para se tirar dúvidas e a arbitragem, desnecessária, diga-se, só se fez presente nas finais das séries Ouro e Prata. Então, o debate continua. Porém, pelo bem da ética, prefiro mil vezes sem a arbitragem. 

Amistoso antecipa Brasileirão

Gothe, em viagem de trabalho, marcará amistoso contra Melo, em Salvador.

Salvador receberá um grande amistoso, entre o baiano Gabriel de Melo e o gaúcho Gothe, o Bávaro Cavador. A partida será um aperitivo para o Brasileirão, a ser disputado em Caiobá-PR, em Novembro. A partida amistosa deve acontecer no dia 3 ou 4 de setembro.

Gothe, ainda não definiu o time com que irá jogar. Mas, como negocia a compra do Celtic, pode estrear esse time em Salvador.

Gauchadas

Na próxima quinta-feira, 29, na Franzen, teremos a definição do campeão desse clube. Thiago Leão e Marcelo Mallet, chegam às duas últimas rodadas com a mesma pontuação. Leão, enfrenta a experiência de Sérgio e o jogo duro de Diogo, enquanto Mallet, joga seu futuro contra Bürgel e Wilson. A competição está tão equilibrada que, se ambos perderem seus jogos, o terceiro colocado, Carlos Kuhn, vencendo suas partidas, pode levar o caneco.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Inter é o líder do XXIII Lourenciano

Técnico Cláudio Colares, e a equipe Colorada, posam. Liderança no turno e no geral.

Aos afortunados amigos que partirão para Caiobá-PR, para disputar o Brasileirão, é bom ficar de olho em Cláudio Colares (Internacional). Ele está liderando uma das mais tradicionais e disputadas ligas dos pampas. No turno, em seis partidas, conquistou 14 pontos. No geral, também lidera. Dizem que está jogando o fino do futmesa. No segundo turno, Eduardo Lepsen (Racing Club), está em segundo lugar, com 12 pontos, seguido por Edilberto Hammes (Phoenix FM), com 11, e Oscar Neto (Inter), com oito.

Vocês sabem o que é Tischfussball Pokal?

Cartaz divulgação do grande evento germânico.

Nem eu sabia. Imaginava, mas não sabia de verdade. Mas, graças ao pai dos burros virtual, do santo tradutor do Google, pude confirmar que Tischfussball Pokal, nada mais é do que copa de futebol de mesa. 

Então, a partir desse ano, as festas germânicas não serão apenas chucrutes e cerveja, muita cerveja. Vamos ter o velho e bom futmesa, presente na 26ª Südoktoberfest, em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. A competição ocorrerá no dia 12 de outubro e, duvido muito, que não bebam uns cinco litros de cerveja, até a final da copa.

Para acontecer a competição, foi firmada uma parceria entre o tradicional Grêmio Lourenciano e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs, Sonnenschein, com o apoio do Gothe Gol e da Associação Amigos de Spoheim. Quem perder, está fritz...

Santa Cruz, sonhando alto

Equipe Santa Cruz, exibe orgulhosa o pavilhão Tricolor. Na ordem, da esquerda para a direita: Hélio, Travassos, Félix e Aluisinho.

A recém formada equipe do Santa Cruz, modalidade disco liso, se empenhou bastante nos campos do Recifumesa. Se o resultado não foi lá o esperado, pelo menos, fizeram História, sendo a primeira equipe da modalidade desse grande clube brasileiro. 

E os tricolores sonham alto, querem se organizar para, no próximo ano, competiram o nacional de clubes. Prometeram treinar muito para buscar melhores resultados. Nessa semana, vão se articular, para programar a aquisição de campos para serem colocados na sede do clube. Avante, Cobra-coral!

Josafá aprova o novo Náutico

Com o Náutico, Josafá, deu show e chegou à segunda fase do Recifumesa.

Josafá, trocou o Fluminense e mais dois times, pelo time de Conselheiro Rosa e Silva, o Náutico. E a troca foi muito benéfica ao nosso botonista. Uma troca para ser comemorada.

Dilton é o novo técnico da Argentina

Dilton (D), abraçando Humberto (Náutico), o Pelé do futmesa, anunciou contratação para treinar a Argentina

O promissor botonista pernambucano, Dilton, desfilou pelo Recifumesa, envergando a camisa da Argentina. Não por acaso. Ele será o técnico da Argentina. O negócio foi fechado na Uninassau, sede do evento, e ele exibia com alegria seu novo time. 

O Criciúma, time com o qual ele chegou ao vice-campeonato da Copa dos Pais, não será descartado. Ele seguirá acumulando funções nos dois times. "O grau, altura e circunferência, são os mesmos, então, não haverá problemas", explicou. Boa sorte, então, ao "hermano".

Começa Libertadores em Cascavel

Duas goleadas e a liderança do grupo B, da Libertadores de Cascavel-PR, para Ademir.

A Associação de Futebol de Mesa de Cascavel-PR - AFUMECA, iniciou no último final de semana, a Taça Libertadores. Forma formados dois grupos:

Grupo A
Deco, Victor, Clodimar, Julio, Rodrigo, Pelé e Paulinho

Grupo B
Rangel, Ademir, Durval, Antônio, Josimar, Lucas e Vagner

Resultados:
Grupo A
Paulinho 1x2 Pelé
Deco 1x0 Pelé
Deco 0x0 Júlio

Grupo B
Ademir 3x0 Vagner
Lucas 1x2 Durval
Antônio 2x1 Josimar
Ademir 1x1 Lucas
Durval 3x1 Vagner
Antônio 0x1 Lucas
Rangel 4x1 Lucas
Ademir 3x0 Antônio

Marcelo Vinhas é o campeão gaúcho


Marcelo Vinhas é o grande campeão gaúcho da modalidade livre. A conquista do atleta da Academia, veio após um empate em 0x0, contra Sílvio (ARFM). Em terceiro ficou Rodrigo (AFUMEPA), em quarto, Augusto, também da Academia. Parabéns a todos os sulistas pelas campanhas.

André Fenômeno, o homem de ouro

André Fenômeno, laureado pelo presidente da FPFM, o barcelonista Éder.


Superação, é a palavra que melhor descreve o título desse fenômeno do botonismo pernambucano, André. Superou as desconfianças, pelos últimos resultados pelo Pernambucano. Superou os vices nos torneios em Pernambuco. Superou uma contusão no braço direito. Superou grandes botonistas, além de superar toda uma família tradicional do futmesa, prevalecendo perante o pai e os filhos da família Medeiros: Diógenes, Téssio e Tiago, este último, na grande final.

Troféu, homenagem ao príncipe Nassau e à Uninassau, sede do evento.

Foi uma campanha invicta, com seis vitórias e dois empates. Talvez, pela contusão ou pela agressividade nas partidas, André, fez 15 gols, levando sete. Enquanto isso, seu adversário da final, Tiago, obteve no geral, cinco vitórias, dois empates e uma derrota, marcando 10 gols e tomando somente, três.

Tiago, uma campanha maravilhosa e uma defesa seguríssima, jogou muito, mas não vingou a família.

A partida foi duríssima, com dois grandes titãs, se enfrentando. Tiago, começou melhor e, milimetricamente, distribuía excelentes lançamentos e seus botões pelo campo, causando grande estresse em André. Foi uma verdadeira blitzkrieg, para cima do pernambucano. Por conta disso, chegou ao seu gol em meados do primeiro tempo. Um golaço, após fechar em "igrejinha", a bola. André, ainda passou seu botão no meio de dois adversários, sem sucesso. 

Com o resultado desfavorável, André, parecia nervoso. Porém, como citado anteriormente, superou tudo, inclusive o resultado adverso. Partiu com tudo, para acabar com a pecha de vice. Buscou energia dos grandes campeões que estavam no salão a assistir o show, e resgatou todo seu histórico de jogadas vitoriosas. Com esse reforço, dominou as ações e chegou ao empate, no começo da segunda etapa.

André, e sua contusão fashion: o destino lhe sorriu no Recifumesa.

Nem mesmo certos vacilos, como um dois toques quando as cortinas já estavam para serem cerradas, dando uma chance de diamante para Tiago, foi capaz de tirar o título de André. Tiago, explodiu o bola no travessão, pois o destino já sorria para o grande André Fenômeno, que escreveu em letras douradas seu nome na História do botonismo mundial. 

Torcida da Recife Aquários, é só alegria com conquista do Fenômeno.

Notícias dão conta que ele fará um grande desfile nos aquários do Mercado da Madalena, para mostrar à sua torcida de peixes, o merecido troféu.